Prefeitura homenageia catadores de recicláveis no dia nacional da categoria

Cooperativas de reciclagem parceiras do Município atendem mais de 16 mil residências na capital e meta é ampliar para 50 mil

Alexandre Vieira/Ascom Sudes 07/06/2022 às 14:19
Prefeitura homenageia catadores de recicláveis no dia nacional da categoria
Prefeitura homenageia profissionais que trabalham na coleta de seletiva de Maceió. Foto: Ascom Sudes

Neste dia 7 de junho é comemorado o Dia Nacional dos Catadores de Recicláveis, profissionais que muitas vezes são invisíveis para a sociedade, mas que fazem um trabalho que pode ser visto por todos. Afinal, em Maceió, os mais de 140 colaboradores envolvidos neste trabalho recolheram, de janeiro até o fim do mês de maio, cerca de 570 toneladas de recicláveis nos bairros atendidos pela coleta seletiva porta a porta.

Para atingir esse número, as cooperativas atendem mais de 16 mil residências em 12 bairros da capital. Além disso, os trabalhadores fazem o recolhimento nos 32 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) espalhados pelas principais vias e espaços públicos de Maceió (confira os endereço no fim da matéria).

Cerca de 570 toneladas de recicláveis foram recolhidas em 2022. Foto: Ascom Sudes
Cerca de 570 toneladas de recicláveis foram recolhidas em 2022. Foto: Ascom Sudes

A categoria, como um todo, é historicamente excluída da sociedade, e muitos profissionais, infelizmente, ainda sobrevivem de forma precária coletando materiais nas ruas – uma triste realidade. No entanto, em Maceió, a Prefeitura tem quatro cooperativas como parceiras, ampliando a luta da categoria por dignidade, garantindo alimentação, moradia e condições mínimas de qualidade de vida para mais de 140 famílias envolvidas.

O superintendente da Sudes, Ronaldo Farias, explicou que o trabalho realizado por esses profissionais é de extrema importância para a sociedade e o meio ambiente.

"O trabalho que realizamos com as cooperativas, na coleta seletiva, os fortalece. Além deles, para a sociedade em geral, melhora a qualidade de vida, deixa de impactar o nosso meio ambiente e utiliza essa matéria-prima dos recicláveis para gerar emprego e renda”, afirmou.

Ampliação

Atualmente atendendo 22,6% dos bairros da capital, a Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) planeja ampliar a coleta seletiva porta a porta, aumentando o número de cooperativas parceiras, além da quantidade de catadores que atua em cada uma. A meta é ir de 16 mil residências para 50 mil, atingindo 84% dos 50 bairros de Maceió.

A coordenadora Virgínia Lucena fala sobre a ampliação dos serviços de reciclagem. Foto: Célio Junior/Secom Maceió
A coordenadora Virgínia Lucena fala sobre a ampliação dos serviços de reciclagem. Foto: Célio Junior/Secom Maceió

A coordenadora de supervisão de cooperativas e recicláveis, Virgínia Lucena, destacou o apoio dado pelo órgão.

“Sabemos o quanto é significativo ter as cooperativas ao nosso lado e, por isso, queremos ampliar e dar toda a assistência que necessitam para manter a cidade em ordem e a reciclagem funcionando. O serviço realizado é importante para ajudar a reduzir a quantidade de resíduos enviados para o aterro sanitário ou depósitos de lixo. Um serviço pesado para evitar impactos ambientais para a preservação e a sustentabilidade”, disse.

Comemoração

Para homenagear os catadores neste 7 de junho, a Sudes, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet) realizou um evento, na manhã desta terça-feira (7), para os trabalhadores. A atividade contou com um café da manhã com comidas típicas de São João e o sorteio de brindes ao som de muito forró pé de serra.

Secretário adjunto da Sedet, Ismar Macário, explicou importância do trabalho dos profissionais. Foto: Célio Junior/Secom Maceió
Secretário adjunto da Sedet, Ismar Macário, explicou importância do trabalho dos profissionais. Foto: Célio Junior/Secom Maceió

O secretário adjunto da Sedet, Ismar Macário, contou que a parceria com a Sudes tem o intuito de beneficiar os profissionais que trabalham nas cooperativas.

"Enquanto nós estávamos fazendo a programação de atividades do ano, uma coisa ficou marcada e não podia deixar de faltar: a comemoração do dia do catador. São esses trabalhadores que mais nos ajudam no dia a dia, pois não há como falar de meio ambiente sem falar de reciclagem. Vemos a diminuição de resíduos recicláveis nas ruas após as chuvas e, com certeza, isso tem participação dos catadores", afirmou.

Representante da Cooplum demonstra toda a sua gratidão. Foto: Célio Junior/Secom Maceió
Representante da Cooplum demonstra toda a sua gratidão. Foto: Célio Junior/Secom Maceió

Ao lado de Meury Lins, de Patrícia Ramos e de Gilvanice Maria, representantes da Cooprel Antares, Cooprel Benedito Bentes e Coopvila, respectivamente, a Presidente da Cooplum, Maria José da Silva agradece a valorização dada pela Prefeitura.

"É a primeira vez que nós temos uma comemoração como essa. Nunca lembraram de festejar esse dia em outros anos. Estamos muito felizes e agradecidos pela homenagem. Então, obrigado a todos que organizaram essa festa", pontuou.

Superintendente da Sudes, Ronaldo Farias, agradeceu e elogiou trabalho dos catadores. Foto: Célio Junior/Secom Maceió
Superintendente da Sudes, Ronaldo Farias, agradeceu e elogiou trabalho dos catadores. Foto: Célio Junior/Secom Maceió

O superintendente da Sudes, Ronaldo Farias, também agradeceu aos catadores, ao falar que fazem um trabalho digno, honrado, que garante sustentabilidade. Ele e destacou a importância dos profissionais para a cidade.

“Essa interação, conexão entre nós é muito importante. Nossa cidade só tem a ganhar. O que vocês carregam nas mãos é matéria-prima. No mundo todo isso é valioso, cada vez mais”, pontuou.

ALURB

Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana

Rua Cel. Pedro Lima, 69 - Jaraguá;
CEP 57022-220 // Telefone: (82) 3312-5380 | Central de Monitoramento Sudes: 0800 082 2600 / (82) 98802-4834 (Whatsapp) | Informações/Agendamento Parques: (82) 98801-3651
protocolo@alurb.maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h