Prefeitura de Maceió recolhe mais de 600 toneladas de lixo na Praia da Avenida

Resíduos encontrados são provenientes do descarte irregular realizado em outros pontos da capital

Alexandre Vieira/Ascom Sudes 09/11/2022 às 12:44
Prefeitura de Maceió recolhe mais de 600 toneladas de lixo na Praia da Avenida
Após chuvas, Prefeitura de Maceió recolhe mais de 600 toneladas de lixo na Praia da Avenida. Foto: Ascom Sudes

Após as fortes chuvas que atingiram a capital no último final de semana, a Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) intensificou a limpeza na foz do Riacho Salgadinho e toda extensão da Praia da Avenida. As 604 toneladas de resíduos que foram recolhidos pelo órgão são provenientes do descarte irregular realizado em outros canais da cidade, que acabam desaguando no local.

Contando com a ajuda de máquinas retroescavadeiras, agentes de limpeza trabalham intensamente na varrição e recolhimento de itens como latas, garrafas de vidro, papelão, sacolas plásticas, dentre outros. Materiais desse tipo poderiam ser descartados junto a coleta seletiva porta a porta ou em um dos 32 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) espalhados pelas principais vias e praças da capital.

Descarte de diversos resíduos poderiam ser evitados. Foto: Juliete Santos/Secom Maceió
Descarte de diversos resíduos poderiam ser evitados. Foto: Juliete Santos/Secom Maceió

O superintendente da Sudes, Ronaldo Farias, explica que a ação é necessária, tendo em vista a quantidade de lixo que é levado pelas águas pluviais. "Com as chuvas que atingiram a cidade a situação da foz do Riacho Salgadinho ficou complicada, pois muito lixo é arrastado pelas águas. A prática do descarte irregular realizada na cidade prejudica nosso trabalho e ofendem o meio ambiente", disse.

O órgão mantém equipes fixas de limpeza na localidade, que já é mapeado como um ponto crônico de descarte irregular devido a quantidade de canais que desaguam no Riacho Salgadinho.

ALURB

Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana

Rua Cel. Pedro Lima, 69 - Jaraguá;
CEP 57022-220 // Telefone: (82) 3312-5380 | Central de Monitoramento Sudes: 0800 082 2600 / (82) 98802-4834 (Whatsapp) | Informações/Agendamento Parques: (82) 98801-3651
protocolo@alurb.maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h