Prefeitura de Maceió realiza ação sustentável no Mercado da Produção

Atividade teve o objetivo de informar comerciantes e consumidores sobre descarte correto de resíduos

Alexandre Vieira/Ascom Sudes 06/04/2022 às 17:25
Prefeitura de Maceió realiza ação sustentável no Mercado da Produção
Prefeitura de Maceió realiza ação sustentável no Mercado da Produção. Foto: Ascom Sudes

Por se tratar de um local com diversos comércios e bastante circulação de pessoas, nesta quarta-feira (6), o Mercado da Produção, localizado na Levada, recebeu a visita dos educadores ambientais da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes). Eles orientaram os comerciantes e consumidores sobre o descarte correto de resíduos.

Cerca de 20 pessoas, entre servidores da Sudes e jovens aprendizes da Naturalle, percorreram toda a extensão do mercado explicando sobre as caixas que a Prefeitura disponibiliza para que os comerciantes possam descartar de forma correta seus resíduos. Além disso, a equipe tirou dúvidas de quem se interessou em obter mais informações sobre os riscos, quando o lixo é despejado em áreas públicas de forma inadequada.

Comerciantes e consumidores receberam orientações de como manter o local organizado. Foto: Ascom Sudes
Comerciantes e consumidores receberam orientações de como manter o local organizado. Foto: Ascom Sudes

A diretora de planejamento e serviços especiais da Sudes, Kedyna Tavares, afirmou que essas ações contribuem para manter a limpeza urbana da capital.

"Nós temos uma limpeza ostensiva no mercado, que chega a ocorrer três vezes ao dia, justamente para evitar acúmulos. É um local bastante visitado por maceioenses e também por turistas, que vem aqui a procura do produto mais barato, mais fresco. Então, as orientações fortalecem que o comerciante deve manter seu local de trabalho arrumado, limpo e cheiroso, atraindo mais clientes e aumentando sua renda familiar", disse.

Comerciantes foram orientados a fazer o descarte correto. Foto: Ascom Sudes
Comerciantes foram orientados a fazer o descarte correto. Foto: Ascom Sudes

Cerca de 800 pessoas foram beneficiadas com as orientações. Uma delas foi a comerciante, Maria Helena, que trabalha no Mercado da Produção há seis anos. "Eu vejo muitos companheiros fazendo de forma errada, jogando lixo em qualquer lugar e digo a eles que isso não está certo. Eu faço de tudo para manter minha barraca limpa, higienizada, pois assim atraio mais compradores", revelou.

Servidores da Vigilância Sanitário realizam ação em barracas. Foto: Ascom Sudes
Servidores da Vigilância Sanitário realizam ação em barracas. Foto: Ascom Sudes

A atividade contou com a participação da Vigilância Sanitária, que contribuiu inspecionando quiosques e verificando se os donos seguem as medidas previstas pelo órgão. A Sudes teve o apoio da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs), que ajudou n locomoção dos servidores e na organização da ação.

ALURB

Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana

Rua Cel. Pedro Lima, 69 - Jaraguá;
CEP 57022-220 // Telefone: (82) 3312-5380 | Central de Monitoramento Sudes: 0800 082 2600 / (82) 98802-4834 (Whatsapp) | Informações/Agendamento Parques: (82) 98801-3651
protocolo@alurb.maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h