Pontos de Entrega Voluntária sofrem vandalismo nos bairros da Ponta Verde e Gruta de Lourdes

Equipamentos foram alvos de danos em sua estrutura cometidos pela própria população

Alexandre Vieira/Ascom Sudes 05/04/2022 às 11:36
Pontos de Entrega Voluntária sofrem vandalismo nos bairros da Ponta Verde e Gruta de Lourdes
Pontos de Entrega Voluntária sofrem vandalismo nos bairros da Ponta Verde e Gruta de Lourdes. Foto: Ascom Sudes

Responsáveis por aproximar o cidadão do descarte correto de recicláveis, os Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) estão instalados estrategicamente em diversos bairros, nas principais vias, praças e espaços públicos da capital. No entanto, um crime é determinante para atrasar o processo de reciclagem e proporcionar gastos extras para a Prefeitura de Maceió: o vandalismo.

Durante essa segunda (05) e terça-feira (06), dois PEVs sofreram danos causados pela própria população. O equipamento situado no Mirante da Gruta teve a porta arrancada e os resíduos que estavam dentro foram arrastados para fora, causando sujeira na área, além do prejuízo financeiro.

Vandalismo em PEV da Gruta de Lourdes causou sujeira no local. Foto: Ascom Sudes
Vandalismo em PEV da Gruta de Lourdes causou sujeira no local. Foto: Ascom Sudes

O segundo dispositivo vandalizado foi o que fica localizado na Praça do Skate, no bairro da Ponta Verde. Nele, o suspeito ateou fogo, destruindo e incapacitando-o de ser utilizado para seu propósito. Aliás, não é a primeira vez que esse PEV sofre dano. Em 2019, o equipamento também foi queimado por populares. A substituição ou conserto de um ponto ultrapassa R$ 3.500, que poderiam ser investidos em melhorias para a limpeza urbana na cidade.

Já é a segunda vez que PEV da Praça do Skate é queimado. Foto: Ascom Sudes
Já é a segunda vez que PEV da Praça do Skate é queimado. Foto: Ascom Sudes

Para Virgínia Lucena, coordenadora de supervisão de cooperativas e recicláveis da Sudes, a prática é de grande irresponsabilidade, sendo prejudicial para o processo de reciclagem.

"Nós instalamos os PEVs para que o cidadão pudesse dar o destino correto ao seu reciclável, evitando que ele seja descartado nas ruas, praças e vá parar em córregos e até no mar. Deveria ser um equipamento que recebe cuidados da população, mas é frequente o vandalismo. Inclusive, já tivemos que realocar alguns de local por esse motivo", disse.

Ano passado mais de 16 PEVs foram vandalizados. Foto: Ascom Sudes
Ano passado mais de 16 PEVs foram vandalizados. Foto: Ascom Sudes

Em 2021, cerca de 16 Pontos de Entrega Voluntária foram vandalizados pela população. O resultado dessas atitudes negativas foi um gasto de mais de R$ 50 mil, que poderiam ser investidos em outros setores ou equipamentos que aperfeiçariam o nível da limpeza urbana na capital.

ALURB

Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana

Rua Cel. Pedro Lima, 69 - Jaraguá;
CEP 57022-220 // Telefone: (82) 3312-5380 | Central de Monitoramento Sudes: 0800 082 2600 / (82) 98802-4834 (Whatsapp) | Informações/Agendamento Parques: (82) 98801-3651
protocolo@alurb.maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h