Operação Via Bela faz últimos ajustes para entregar Rota do Mar à população

Trabalhadores retiraram da região mais de 30 toneladas de resíduos como entulho de construção e lixo orgânico

Deborah Freire/Secom Maceió 07/04/2022 às 13:30
Operação Via Bela faz últimos ajustes para entregar Rota do Mar à população
Últimos ajustes irão deixar a Rota do Mar pronta para a população. Foto: Gabriel Moreira/Secom Maceió

Os últimos ajustes para a inauguração da Rota do Mar, que liga o Benedito Bentes ao Litoral Norte, foram concluídos esta semana com o trabalho integrado de secretarias municipais. Uma das ações que passaram por lá foi a Via Bela, com 97 trabalhadores da área de limpeza que passaram duas semanas na região.

No total, foram recolhidas mais de 30 toneladas de resíduos de todos os tipos, desde tralhas de construção civil até lixo orgânico, sacolas plásticas e ferro velho.

Em toda extensão da avenida e mais 2,5 quilômetros da Cachoeira do Meirim, que dá acesso ao local, foi feita limpeza, varrição, capinação, recuperação e pintura de meio-fio, retirada de entulhos, demolição de barracas irregulares, retirada de placas irregulares de publicidade, desobstrução e troca de tampas de galerias, revitalização de praças no entorno e poda de árvores.

Os serviços foram feitos pela Superintendência de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) e Secretaria de Infraestrutura (Seminfra), em paralelo aos trabalhos de outras pastas, como a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), que realizou a pintura de faixas de pedestre, instalação de placas de sinalização e semáforos e outros serviços.

A Superintendência de Iluminação Pública (Sima) também trabalhou durante os últimos dias para implantar toda a iluminação da via com mais de 300 postes, e a Superintendência de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) notificou os proprietários de ocupações irregulares que foram retiradas.

Via Bela

A Via Bela é uma operação integrada de secretarias para promover melhorias nas principais ruas e avenidas de Maceió. Ela já beneficiou cerca de 60 quilômetros de vias como, por exemplo, a Avenida Menino Marcelo, a Avenida Fernandes Lima, o Eixo Viário Quartel, as avenidas Marquês de Tamandaré e Francisco Afonso de Melo, na Santa Lúcia, e outras.

Após a Rota do Mar, a ação segue por outras vias. Serão contempladas a Avenida Rotary, na Gruta de Lourdes, as avenidas Márcio Canuto e Muniz Falcão, no Barro Duro, a Avenida Jorge Montenegro de Barros, na Santa Amélia, a Avenida Durval de Góes Monteiro, no Tabuleiro, próximo à Bomba do Gonzaga e o Eixo Quartel, que será finalizado.

ALURB

Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana

Rua Cel. Pedro Lima, 69 - Jaraguá;
CEP 57022-220 // Telefone: (82) 3312-5380 | Central de Monitoramento Sudes: 0800 082 2600 / (82) 98802-4834 (Whatsapp) | Informações/Agendamento Parques: (82) 98801-3651
protocolo@alurb.maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h