Mutirão de limpeza: Desenvolvimento Sustentável realiza ação em bairros da parte alta e baixa da capital

O Conjuntos Maceió I e Virgem dos Pobres III foram os logradouros beneficiados com serviços de limpeza e educação ambiental neste fim de semana

Alexandre Vieira/Ascom Sudes 12/03/2023 às 09:36
Mutirão de limpeza: Desenvolvimento Sustentável realiza ação em bairros da parte alta e baixa da capital
Desenvolvimento Sustentável realiza ação em bairros da parte alta e baixa da capital. Foto: Ascom Sudes

Com o objetivo de manter os bairros mais limpos, além de levar conforto para os moradores, a Superintendência Municipal de Desenvolvimento de Sustentável (Sudes) vem realizando diversos mutirões de limpeza. Os locais escolhidos para a ação, que aconteceu durante todo o último sábado (11), foram os conjuntos Maceió I e Virgem dos Pobres III, na parte alta e baixa da capital, respectivamente.

Mais de 60 colaboradores se empenharam para executar os serviços de capitação, varrição, limpeza e pintura de meio em ruas e espaços públicos da região, além do recolhimento de resíduos descartados de forma irregular pela população. Ademais, educadores da Sudes percorreram os bairros, na modalidade porta a porta, orientando a população a respeito dos serviços ofertados pela Prefeitura para o despejo adequado e como preservar o local onde vivem.

O superintendente da Sudes, Ronaldo Farias, afirma que os mutirões levam atividades necessárias para a manutenção da limpeza em uma localidade.

"São serviços básicos, mas que contribuem muito para o bem-estar dos moradores de uma região. Depois desse trabalho, o bairro fica mais organizado e bonito. No entanto, é necessário que o residente local também contribua, evitando o descarte irregular", disse.

Outra atividade realizada pelo órgão nos logradouros atendidos foi a Coleta de Volumosos, responsável por recolher, de forma gratuita, móveis e eletrodomésticos inservíveis, coibindo a prática de descarte irregular desses objetos. O serviço pode ser solicitado através da Central de Monitoramento da Sudes no 0800 082 2600, pelo número 156 ou pelo WhatsApp (82) 98802-4834.

"A Coleta de Volumosos contribui muito para que esses itens, como sofás, geladeiras, guarda-roupas e outros não acabam alimentando os pontos de lixo crônicos da cidade. O cidadão pode soliciar de forma gratuita e nós vamos buscar o material na porta do solicitante", completou o superintendente.

Finalizando o dia, fiscais da Sudes registraram um crime ambiental. Ao realizar uma ronda no bairro da parte alta, os profissionais flagraram um caminhão parado e alguns cidadãos retirando um material de dentro e despejando de forma inadequada em um espaço público. Após a abordagem, os indivíduos foram autuados e devem responder pelo ato de acordo com o Código Municipal de Limpeza Urbana.

ALURB

Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana

Rua Cel. Pedro Lima, 69 - Jaraguá;
CEP 57022-220 // Telefone: (82) 3312-5380 | Central de Monitoramento Sudes: 0800 082 2600 / (82) 98802-4834 (Whatsapp) | Informações/Agendamento Parques: (82) 98801-3651
protocolo@alurb.maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h