Mais de 20 mil pessoas devem visitar os cemitérios neste feriado de Finados

Redação 01/11/2021 às 08:29
Mais de 20 mil pessoas devem visitar os cemitérios neste feriado de Finados

Campos-santos da capital receberam reparos, feitos pela Prefeitura de Maceió, para levar conforto e bem-estar aos visitantes

Nesta terça-feira (2), Dia de Finados, data onde a população costuma ir aos campos-santos visitar entes queridos sepultados, os oito cemitérios de Maceió (confira os endereços ao final do texto) estarão de portas abertas para receber cerca de 20 mil pessoas que planejam dedicar um momento do dia à essa celebração.

Previsão é que mais de 10 mil pessoas visitem cemitérios da capital no dia de Finados. Foto: Arquivo Sudes
Previsão é que mais de 10 mil pessoas visitem cemitérios da capital no dia de Finados. Foto: Arquivo Sudes

Para que esse dia seja mais confortável e traga bem-estar para os visitantes, a Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) intensificou os serviços de reparo nas semanas que antecederam o feriado. Quem for a um dos campos-santos municipais verá que, além da limpeza constante desses locais, foram feitos consertos e pintura nas calçadas, muros, meio-fio e capelas.

Serviço de capinação sendo realizado. Foto: Ascom Sudes
Serviço de capinação sendo realizado. Foto: Ascom Sudes

De acordo com Chrystiano Lyra, coordenador-geral de Gestão de Serviços Funerários, espera-se um movimento acima do normal para este dia de visitas e celebração.

“Devido a pandemia ter limitado as visitas aos cemitérios no ano anterior, esperamos que esse ano o público seja maior que o comum. As pessoas que forem até os cemitérios encontrarão locais limpos e organizados para melhor recebê-los nessa data especial para quem tem um ente querido sepultado, além de todos os protocolos sanitários sendo respeitados e exigidos pela Prefeitura de Maceió”, disse.

Campos-santos também receberam pintura de muros e meio-fio. Foto: Ascom Sudes
Campos-santos também receberam pintura de muros e meio-fio. Foto: Ascom Sudes

Para quem for visitar os cemitérios, é obrigatório o uso de máscara. Além disso, na porta de cada campo-santo haverá aferição de temperatura e aplicação de álcool em gel. Nos cemitérios São José, Divina Pastora, Santa Luzia, Nossa Senhora do Ó, Nossa Senhora Mãe do Povo, Nossa Senhora da Piedade e São Luiz o horário de funcionamento será de 8h às 17h, sem necessidade de agendamento. Somente no cemitério Santo Antônio, em Bebedouro, é preciso programar a visita.

“Resolvemos fazer desse dia de finados, um dia mais humano, com maior dignidade. Trouxemos uma programação especial, com apresentações de saxofonistas e violinistas nos campos-santos, em momentos distintos do dia e distribuição de rosas para as primeiras pessoas que chegarem. A gestão do Prefeito JHC para tornar o ambiente mais leve e mais organizado nos cemitérios públicos”, completou.

Cemitério Santo Antônio, em Bebedouro

Fechado desde outubro do ano passado devido ao afundamento de solo no bairro de Bebedouro, o Cemitério Santo Antônio foi reaberto para a visitação no dia 17 de outubro. O local passou por todos os reparos necessários e limpezas cabíveis.

Esse campo-santo, em específíco, terá seu funcionamento reduzido, sendo das 8h às 16h. Além disso, para visitá-lo é necessário realizar agendamento. Para isso, o cidadão deve entrar em contato através do número 082 98222-7748, via ligação ou WhatsApp. O tempo máximo de permanência dentro do cemitério será de uma hora.

Endereço dos cemitérios:

Santo Antônio: Rua Belo Alves, 100 – Bebedouro;
São José: Av. Siqueira Campos, 1500 – Trapiche;
Nossa Senhora da Piedade: Av. Siqueira Campos, 650 – Prado;
Divina Pastora: Av. Projetada, 184 – Rio Novo;
Santa Luzia: Travessa Santa Joana, 91 – Riacho Doce;
Nossa Senhora do Ó: Rua da Igreja, 165 – Ipioca;
São Luiz: Rua J (Projetada), 146 – Santa Amélia.


Alexandre Vieira / Ascom Sudes

SUDES

Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável

Rua Cel. Pedro Lima, 69 - Jaraguá;
CEP 57022-220 // Telefone: (82) 3312-5380 | Central de Monitoramento Sudes: 0800 082 2600 / (82) 98802-4834 (Whatsapp) | Informações/Agendamento Parques: (82) 98801-3651
protocolo@sudes.maceio.al.gov.br

Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h