Limpeza realizada pela Prefeitura de Maceió reduziu prejuízos causados pelas chuvas à população

Agentes da Sudes estão diariamente nas ruas para realizar os trabalhos preventivos na capital

Maria Maia e Alexandre Vieira / Secom Maceió e Ascom Sudes 31/05/2022 às 13:47
Limpeza realizada pela Prefeitura de Maceió reduziu prejuízos causados pelas chuvas à população
Poda e supressão de árvores que ameaçavam cair foram alguns dos trabalhos realizados em diversas regiões. Foto: Ascom Sudes

Para evitar acidentes, alagamentos e prejuízos para a população, a Prefeitura de Maceió tem desempenhado, durante todo o ano, trabalhos de limpeza das vias, dos pontos crônicos de lixo, dos canais de escoamento para facilitar a passagem das águas pluviais, além de podas e supressão das árvores que ameaçavam cair na cidade.

Após o alerta meteorológico emitido pela Defesa Civil de Maceió para toda a capital, no último dia 19 de maio, indicando a previsão de chuvas fortes durante a semana, a Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) intensificou uma série de ações preventivas em locais críticos e já mapeados pelo órgão. A programação visa evitar acidentes e transtornos aos moradores que residem em áreas de risco.

Um dos serviços intensificados foi o de limpeza de canais. Desde o último dia 20 de maio, a Superintendência mobilizou cerca de 50 agentes de limpeza e atendeu diversas regiões da parte alta e baixa da cidade. Ao todo, quatro canais, nos bairros da Levada, Cruz das Almas, Vergel e Rio Novo foram desassoreados. Além disso, as equipes atenderam as grotas do Cigano, do Arroz, do Ouro Preto e o Vale da Boa Esperança, resultando no recolhimento de mais de 600 toneladas de detritos, entre barro e lixo.

Limpeza de canais tem sido mais um serviço levado pelo município como ações de prevenção nas comunidades. Foto: Ascom Sudes
Limpeza de canais tem sido mais um serviço levado pelo município como ações de prevenção nas comunidades. Foto: Ascom Sudes

Ronaldo Farias, superintendente da Sudes, afirma que a prioridade do órgão é evitar acidentes, alagamentos e prejuízos para o cidadão.

"A limpeza dos canais é essencial para que as águas pluviais possam escoar com mais facilidade, evitando alagamentos e transtornos para quem reside próximo desses córregos. Além disso, iremos intensificar as podas de árvores em locais já mapeados", disse.

O serviço de poda de árvore é outro que foi intensificado e segue diariamente uma programação de solicitações feitas por cidadãos e de locais mapeados pela Sudes. Com a possibilidade de fortes chuvas e ventos, as equipes estavam preparadas para atender situações de emergência, além das atividades normais. No período de 20 a 31 de maio, foram resolvidas 590 ocorrências entre podas, supressões e recolhimento de árvores caídas, desobstruindo vias, atuando na prevenção das áreas de grande circulação e de risco como encostas e grotas.

"A prioridade é prevenir acidentes. Então iremos trabalhar para evitar que galhos ou árvores caiam e possam atingir pessoas, carros ou prejudicar a mobilidade urbana", completou o superintendente.

Problema constante da capital, a foz do Riacho Salgadinho também ganhou atenção especial. O local recebe serviço constante, diário, e durante o período chuvoso, recebeu atenção redobrada. Desde o aviso meteorológico, os agentes de limpeza e duas máquinas retroescavadeiras retiraram mais de 700 toneladas de lixo provenientes de descartes irregulares feitos por toda a cidade que acabam indo parar nas praias arrastados pelas águas pluviais, no período de 20 a 31 de maio.

Foz do Salgadinho também recebeu atenção especial. Foto: Ascom Sudes
Foz do Salgadinho também recebeu atenção especial. Foto: Ascom Sudes

Em caso de ocorrências como deslizamento, desabamento, alagamentos, a população deve entrar em contato com a Defesa Civil Muncipal pelos números 199 e 156. Em casos de queda de árvore ou galhos, o cidadão deve entrar em contato com os Bombeiros pelo número 193.

ALURB

Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana

Rua Cel. Pedro Lima, 69 - Jaraguá;
CEP 57022-220 // Telefone: (82) 3312-5380 | Central de Monitoramento Sudes: 0800 082 2600 / (82) 98802-4834 (Whatsapp) | Informações/Agendamento Parques: (82) 98801-3651
protocolo@alurb.maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h