Em seminário, Desenvolvimento Sustentável discute melhorias no Parque Municipal

Redação 27/08/2021 às 11:22
Em seminário, Desenvolvimento Sustentável discute melhorias no Parque Municipal

A iniciativa contou com participação de servidores e estagiários

A manhã desta sexta-feira (27) foi preenchida com ideias inovadoras voltadas para a melhoria do Parque Municipal de Maceió. A Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) promoveu um seminário para discutir propostas que levariam mais interatividade e conhecimento aos visitantes da reserva.

Dentre as ideias discutidas, está a implantação de QR-codes para identificar as mais de 200 espécies da flora presente no Parque e a inserção de energia alternativa, deixando o ambiente mais moderno e sustentável. Outra proposta que esteve em pauta foi a introdução das plantas alimentícias não convencionais, que são vegetais fontes de nutrientes, vitaminas e sais minerais com propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e ações terapêuticas.

Seminário para discussão de projetos sustentáveis. Foto: Ascom Sudes
Seminário para discussão de projetos sustentáveis. Foto: Ascom Sudes

Para o diretor de arborização e áreas verdes da Superintendência, Prof. Victor Carnaúba, o seminário desenvolveu habilidades e competências de servidores e estagários do Parque.

“É importante nós fazermos ações e capacitações como essa para que possamos extrair ideias novas e, acima de tudo, sustentáveis que irão trazer benefícios não só para o Parque Municipal, mas para a população da cidade de Maceió e, principalmente, para o meio ambiente”, disse.

Visando a preservação da fauna que habita a reserva, a diretoria de arborização e áreas verdes também estuda a instalação de um centro de triagem e acompanhamento da natalidade dos animais do Parque, ajudando a diminuir a mortalidade de diversas espécies.

“Nosso objetivo maior é preservar o meio ambiente, manter a natureza em ordem e fazer do visitante parte desse projeto”, completou Carnaúba.

Ideias levarão melhorias sustentáveis para o Parque Municipal de Maceió. Foto: Ascom Sudes

O Parque Municipal de Maceió está aberto de terça a domingo, das 08h às 16h. Ele está localizado na R. Marquês de Abrantes, s/n, no bairro de Bebedouro. Para mais informações, o cidadão pode entrar em contato através do WhatsApp 98801-3651 ou pelas redes sociais (@parquemunicipaldemaceio).

Alexandre Vieira/Ascom Sudes

ALURB

Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana

Rua Cel. Pedro Lima, 69 - Jaraguá;
CEP 57022-220 // Telefone: (82) 3312-5380 | Central de Monitoramento Sudes: 0800 082 2600 / (82) 98802-4834 (Whatsapp) | Informações/Agendamento Parques: (82) 98801-3651
protocolo@alurb.maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h