Educadores ambientais recebem capacitação sobre saúde do trabalho

Atividade envolveu palestras relativas à saúde mental, física e assédio moral no ambiente laboral

Alexandre Vieira/Ascom Sudes 17/03/2023 às 13:44
Educadores ambientais recebem capacitação sobre saúde do trabalho
Educadores ambientais recebem capacitação com profissionais de saúde no trabalho. Foto: Ascom Sudes

Para os educadores ambientais da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), a manhã desta sexta-feira (17) foi de aprendizado. No auditório da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs), os servidores tiveram a oportunidade de exercitar a saúde mental, física e serem instruídos a respeito do assédio moral no ambiente de trabalho.

Além dos servidores da superintendência, os jovens aprendizes que atuam nas atividades diárias do órgão, que são da Naturalle e da Locar, empresas responsáveis pela coleta regular na capital, também adquiriram conhecimento para melhorar seu desempenho, compromisso e responsabilidade, contribuindo para uma evolução no trabalho realizado. Ao todo, foram ofertadas ações de fisioterapia, nutrição e psicologia.

A diretora de Planejamento da Sudes, Kedyna Tavares, explicou a importância de estar preparado para o serviço que realizam diariamente.

"Realizamos um lindo trabalho de ir até os bairros, mais especificamente de porta em porta, levando educação ambiental para os maceioenses. Entramos em diversas comunidades e estar preparado mental e fisicamente para essa rotina é de extrema importância", disse.

As palestras foram ministradas pela fisioterapeuta Nathania Carla, pela nutricionista Taciana Rebelo e pela psicóloga Analinne Maia, que juntas fazem parte do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), responsável por realizar ações de vigilância, prevenção e promoção da saúde dos trabalhadores, dando suporte técnico aos profissionais para a identificação das doenças e agravos relacionados ao trabalho.

"Hoje fizemos uma ação educativa com as temática da alimentação saudável, sobre saúde mental e também sobre a importância da posturas corporais com atividade de ginástica laboral, ao final das palestras. Nosso intuito é contribuir com a saúde do trabalhador", informou Nathania Carla, uma das palestrantes.

Kedyna Tavares enfatizou que é preciso manter a rotina de prepararação dos profissionais que podem refletir sobre os assuntos complexos e necessários para que o ambiente de trabalho seja o melhor possível.

"Dessa forma, conseguimos levar nossos serviços de forma mais efetiva para o cidadão que precisa", completou a diretora.

ALURB

Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana

Rua Cel. Pedro Lima, 69 - Jaraguá;
CEP 57022-220 // Telefone: (82) 3312-5380 | Central de Monitoramento Sudes: 0800 082 2600 / (82) 98802-4834 (Whatsapp) | Informações/Agendamento Parques: (82) 98801-3651
protocolo@alurb.maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h