Edição de julho do plantão psicológico ocorre de forma online neste sábado (24)

Redação 23/07/2021 às 08:30
Edição de julho do plantão psicológico ocorre de forma online neste sábado (24)

Ação é gratuita e tem como objetivo escutar e esclarecer dúvidas sobre saúde mental

O projeto “O parque te escuta” terá mais uma edição neste sábado (24), das 9h às 12h. A iniciativa é idealizada pelas psicólogas Karine Braga e Christiane de Sá Dantas, em parceria com a Prefeitura de Maceió, e tem o objetivo de ouvir os participantes, esclarecendo dúvidas sobre saúde mental. Dessa vez, o evento será realizado de forma online.

O projeto acontece mensalmente e, devido a pandemia, vem alternando entre plantões presenciais, realizados no Parque Municipal de Maceió ou Parque do Horto e atividades online, buscando levar o atendimento para as pessoas de forma mais confortável e acessível.

Idealizadoras do projeto “O parque te escuta”. Foto: Ascom Sudes

Os participantes podem ser atendidos de forma pontual, mas com a possibilidade de obter encaminhamento para um processo terapêutico a longo prazo, de acordo com a necessidade de cada pessoa.

O que é?

É um acolhimento emergencial, uma intervenção psicológica que atende a pessoa no exato momento da sua urgência, promovendo condições para que o sofrimento ou o incômodo possam ser expressados, orientando e esclarecendo as possíveis formas de tratamento.

Edição presencial é realizada no Parque Municipal de Maceió ou no Parque do Horto. Foto: Ascom Sudes
Edição presencial é realizada no Parque Municipal de Maceió ou no Parque do Horto. Foto: Ascom Sudes

Karine Braga, psicóloga e uma das idealizadoras do projeto, afirma que o momento em que a sociedade está passando requer um atendimento especializado, visando atrair bem-estar para o cidadão.

“O cenário atual que estamos vivenciando tem refletido muito na saúde mental das pessoas. A instabilidade emocional está cada vez mais presente e sentimentos de tristeza, angústia, dor, desânimo, impaciência, raiva e intolerância tem se tornado frequentes. Conseguir perceber e identificar quando excedem ao “normal” se faz necessário para ter uma boa qualidade de vida”, disse.

Coordenadora dos Parques de Maceió, Rafaela Brito destaca a essencialidade de se manter bem mentalmente e enaltece o projeto. “É uma ação muito importante em prol de toda a população de Maceió. O projeto traz escutas emergenciais que podem mudar a vida de uma pessoa. Além disso, é algo acessível para as pessoas que necessitam de um atendimento especializado”, afirmou.

“É primordial que a população entenda que doença mental não é frescura ou falha de caráter. Esses conceitos precisam ser quebrados, porque só contribui a desencorajar as pessoas a buscar auxílio necessário. A falta de conhecimento pode ser muito prejudicial na recuperação do paciente, porque impede a busca de soluções adequadas para minimizar os efeitos do problema”, completou a psicóloga.

Inscrições

Para participar, o cidadão deve entrar em contato via mensagem no instagram do projeto (@oparqueteescuta). Logo após, será feito um cadastro e o agendamento de um horário para atendimento.

Alexandre Vieira / Ascom Sudes

SUDES

Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável

Rua Cel. Pedro Lima, 69 - Jaraguá;
CEP 57022-220 // Telefone: (82) 3312-5380 | Central de Monitoramento Sudes: 0800 082 2600 / (82) 98802-4834 (Whatsapp) | Informações/Agendamento Parques: (82) 98801-3651
protocolo@sudes.maceio.al.gov.br

Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h