Ecopontos de Maceió recebem 1.400 toneladas de resíduos por mês

Redação 25/04/2021 às 09:00
Ecopontos de Maceió recebem 1.400 toneladas de resíduos por mês

Os Ecopontos foram pensados pela Prefeitura de Maceió para coibir e reduzir o descarte irregular de resíduos em mais de 180 pontos crônicos mapeados pela cidade. Nos cinco pontos espalhados pela cidade, nas partes alta e baixa, são coletadas cerca de 1.400 toneladas de resíduos por mês.

Os pontos funcionam nos bairros da Pajuçara, Vergel do Lago, Tabuleiro do Martins, Santa Lúcia e no Conjunto Santa Maria, na Cidade Universitária. É o que informa a Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), responsável pela administração dos Ecopontos.

Neles, a população e os carroceiros que fazem transportes na na cidade podem descartar de pequenos volumes (até um metro cúbico) a resíduos de construção civil, restos de poda e material inservível e volumoso – como móveis e eletrodomésticos em desuso.

Resíduos de construção civil, restos de poda e material inservível e volumoso podem ser descartados nos Ecopontos. Foto: Secom Maceió

De acordo com o superintendente municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ivens Tenório, o Ecoponto é uma forma de reduzir o descarte inadequado de resíduos em vias públicas, evitando os chamados pontos de lixo crônico.

“Hoje, temos cinco Ecopontos, mas estamos trabalhando para beneficiar outras regiões da cidade. A gente pede que o cidadão que contrata um carroceiro tenha a certeza que o material será entregue em um deles e não despejado no meio da rua. Assim podemos cuidar da nossa cidade, do meio ambiente e fazer a destinação correta dos resíduos sólidos”, ressalta o superintendente.

Além de realizar o descarte nos Ecopontos, outra forma do cidadão ajudar a manter a cidade limpa é solicitar a coleta de volumosos por meio da Central de Monitoramento da Sudes. “Quem tem sofás, cadeira, geladeira e outros móveis ou eletrodomésticos que não têm mais serventia pode ligar para o número 0800 082 2600 ou enviar a solicitação pelo Whatsapp 98802-4834. A partir destes contatos, a coleta é programada e uma equipe da Sudes vai até a casa do cidadão para recolher o material gratuitamente”, acrescenta o superintendente.

Endereço Ecopontos:

  • Pajuçara: Rua Campos Teixeira, n°476;
  • Tabuleiro: Rua Botafogo, por trás do Posto de Saúde Dr. Ib Gatto Falcão;
  • Dique Estrada: Av. Governador Teobaldo Barbosa – Vergel do Lago;
  • Santa Lúcia: Avenida Oswaldo Ramos, 912 – Jardim Petrópolis;
  • Santa Maria: Av. Lourival Melo Mota, Conjunto Santa Maria, s/n – Cidade Universitária

Alexandre Vieira/Ascom Sudes

ALURB

Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana

Rua Cel. Pedro Lima, 69 - Jaraguá;
CEP 57022-220 // Telefone: (82) 3312-5380 | Central de Monitoramento Sudes: 0800 082 2600 / (82) 98802-4834 (Whatsapp) | Informações/Agendamento Parques: (82) 98801-3651
protocolo@alurb.maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h