Ecoboat: equipamentos fazem limpeza da lagoa Mundaú e recolhem cerca de uma tonelada de lixo por dia

Entre os itens mais coletados boiando na lagoa e econtrados no mangue estão os resíduos volumosos e recicláveis

Alexandre Vieira/Ascom Sudes 14/01/2023 às 11:30
Ecoboat: equipamentos fazem limpeza da lagoa Mundaú e recolhem cerca de uma tonelada de lixo por dia
Ecoboats recolhem, em média, uma tonelada de lixo por dia. Foto: Foto Itawi Albuquerque/Secom Maceió

A Prefeitura de Maceió conta, desde a semana passada, com três catamarãs para ampliar a limpeza da lagoa Mundaú. Denominado Ecoboat, o equipamento tem o objetivo de recolher o lixo descartado de forma irregular no mangue e os objetos que ficam boiando no ecossistema lagunar. Nos primeiros dois dias de funcionamento, em dezembro, ainda em caráter experimental, os barcos retiraram mais de 2,5 toneladas de materiais do local.

Entre os itens mais recolhidos estão os móveis inservíveis e objetos recicláveis que recebem a destinação incorreta por parte de seu gerador. O equipamento, que carrega três agentes de limpeza da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) cada, utiliza uma espécie de braço hidráulico, junto a uma rede, que capta e despeja o material dentro de sua estrutura para que seja retirada da água.

Nos locais onde o braço não alcança, seus ocupantes ficam responsáveis por recolher de forma manual os itens e transportar até o catamarã.

O superintendente da Sudes, Ronaldo Farias, explicou que a implantação do equipamento vai fortalecer os cuidados com uma das beleza da cidade de Maceió.

"A gestão tem cuidado bastante do bairro do Vergel e da Lagoa Mundaú. Mas, infelizmente, ainda esbarramos muito na falta de consciência ambiental e, por consequência, o descarte irregular, que acaba indo parar na lagoa", ressaltou.

Além da limpeza realizada no dia a dia na beira da lagoa, a Prefeitura de Maceió já realizou duas atividades do Projeto Lagoa Limpa, em conjunto com outras secretarias municipais, voluntários, cooperativas e ribeirinhos, na qual recolheu mais de 400 toneladas de lixo que estavam boiando ou presos no mangue da região.

"Os serviços de limpeza são constantes e necessários. Temos trabalhado com diversas atividades pela capital para que o descarte irregular seja reduzido e as pessoas se conscientizem que a manutenção da cidade limpa é uma responsabilidade de todos", destacou o superintendente.

ALURB

Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana

Rua Cel. Pedro Lima, 69 - Jaraguá;
CEP 57022-220 // Telefone: (82) 3312-5380 | Central de Monitoramento Sudes: 0800 082 2600 / (82) 98802-4834 (Whatsapp) | Informações/Agendamento Parques: (82) 98801-3651
protocolo@alurb.maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h