Dia de Finados: Prefeitura intensifica reparos em cemitérios da capital

Redação 26/10/2021 às 11:58
Dia de Finados: Prefeitura intensifica reparos em cemitérios da capital

Serviços visam levar mais conforto e bem-estar para quem for visitar seu ente querido

Até o dia 1º de novembro, a Prefeitura estará intensificando os reparos nos cemitérios da capital tendo em vista a proximidade do Dia de Finados, data onde as pessoas costumam ir aos campos-santos. Maceió possui oito cemitérios (confira o endereço ao final do texto) e todos estarão funcionando neste dia.

As ações realizadas pela Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) envolvem a capinação, limpeza, o conserto de calçadas e meio fio, além da pintura dos espaços. A fachada dos cemitérios também está ganhando uma nova cara com o afresco realizado nos muros, retirando pichações feitas pela população e marcas causadas pelo tempo.

Serviço de capinação sendo realizado. Foto: Ascom Sudes
Serviço de capinação sendo realizado. Foto: Ascom Sudes

De acordo com Chrystiano Lyra, coordenador geral de Gestão de Serviços Funerários, o trabalho foi intensficado para o Dia de Finados, mas vem sendo feito desde o início do ano e continuará durante toda a gestão.

“Infelizmente, herdamos cemitérios abandonados e, desde janeiro, estamos realizando os serviços necessários neles. Para essa data importante, intensificamos alguns reparos para que os campos-santos municipais fiquem confortáveis para quem for frequentá-los”, disse.

Estruturas recebem pintura e cuidados. Foto: Ascom Sudes

Para quem for visitar os cemitérios, é obrigatório o uso de máscara. Além disso, na porta de cada campo-santo haverá aferição de temperatura e aplicação de álcool em gel. Nos cemitérios São José, Divina Pastora, Santa Luzia, Nossa Senhora do Ó, Nossa Senhora Mãe do Povo, Nossa Senhora da Piedade e São Luiz o horário de funcionamento será de 8h às 17h, sem necessidade de agendamento. Somente no cemitério Santo Antônio, em Bebedouro, é preciso programar a visita.

“Na gestão do Prefeito JHC temos gente que gosta de gente e estamos lutando para fazer desses momentos delicados, que são os sepultamentos, os mais dignos possível. Até o dia 1º, todos os cemitérios estarão prontos para receber os visitantes nesse instante”, completou o coordenador.

Cemitérios da capital recebem reparos. Foto: Ascom Sudes
Cemitérios da capital recebem reparos. Foto: Ascom Sudes

Cemitério Santo Antônio, em Bebedouro

Fechado desde outubro do ano passado devido ao afundamento de solo no bairro de Bebedouro, o Cemitério Santo Antônio foi reaberto para a visitação no último dia 17. O local passou por todos os reparos necessários e limpezas cabíveis.

Esse campo-santo, em específíco, terá seu funcionamento reduzido, sendo das 8h às 16h. Além disso, para visitá-lo é necessário realizar agendamento. Para isso, o cidadão deve entrar em contato através do número 082 98222-7748, via ligação ou WhatsApp. O tempo máximo de permanência dentro do cemitério será de uma hora.

Edital para comerciantes

Para organizar o comércio informal de água, flores e velas nas portas dos cemitérios de Maceió no feriado do Dia de Finados, a Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) publicou o edital de credenciamento para os ambulantes que quiserem trabalhar no dia 2 de novembro. O documento com as regras consta no Diário Oficial do Município desta sexta-feira (15), na página 10.

Os comerciantes informais que atenderem os critérios estabelecidos estarão liberados para vendas entre 31 de outubro a 02 de novembro de 2021. Os interessados no credenciamento deverão comparecer no prédio da Secretaria, localizada na rua Alexandre Passos, em Jaraguá até o dia 27 de outubro, das 8h30 às 13h30.

Endereço dos cemitérios:

  • Santo Antônio: Rua Belo Alves, 100 – Bebedouro;
  • São José: Av. Siqueira Campos, 1500 – Trapiche;
  • Nossa Senhora da Piedade: Av. Siqueira Campos, 650 – Prado;
  • Divina Pastora: Av. Projetada, 184 – Rio Novo;
  • Santa Luzia: Travessa Santa Joana, 91 – Riacho Doce;
  • Nossa Senhora do Ó: Rua da Igreja, 165 – Ipioca;
  • São Luiz: Rua J (Projetada), 146 – Santa Amélia.

Alexandre Vieira/Ascom Sudes

ALURB

Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana

Rua Cel. Pedro Lima, 69 - Jaraguá;
CEP 57022-220 // Telefone: (82) 3312-5380 | Central de Monitoramento Sudes: 0800 082 2600 / (82) 98802-4834 (Whatsapp) | Informações/Agendamento Parques: (82) 98801-3651
protocolo@alurb.maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h