Desenvolvimento Sustentável revitaliza antigo ponto de lixo no Conjunto Santo Eduardo

Redação 15/12/2021 às 11:45
Desenvolvimento Sustentável revitaliza antigo ponto de lixo no Conjunto Santo Eduardo

Além da retirada de 25 toneladas de lixo e do plantio de 120 mudas, região recebeu educação ambiental

Desde a última segunda-feira (13), a Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) vem trabalhando para revitalizar um antigo ponto de lixo situado no Conjunto Santo Eduardo. Concluído nesta quarta-feira (15), a atividade retirou 25 toneladas de resíduos da área, além de fazer o plantio de 120 mudas de árvores nativas e exemplares ornamentais.

Outra atividade realizada pela Sudes para manter o local limpo e sustentável foi a educação ambiental. Cerca de 15 servidores percorreram as proximidades do ponto orientando moradores e transeuntes sobre a importância de evitar o descarte irregular, coibindo o mau cheiro e a proliferação de animais peçonhentos.

Antenor da Silva, morador do conjunto há 7 anos, explica que já flagrou empresas e vizinhos fazendo o descarte irregular na região. “É comum. Daqui da minha varanda consigo ver várias pessoas fazendo algo errado. Agora, com essa ação, espero que essas pessoas tenham mais consciência”.

Antenor da Silva reclama do descarte irregular feito por vizinhos. Foto: Ascom Sudes

Para Kedyna Tavares, diretora de planejamento e serviços especiais da Sudes, ter o cidadão lado a lado na manutenção da limpeza da cidade é essencial.

“Infelizmente é o cidadão o principal culpado pelos pontos de lixo espalhados pela capital. Então, sempre intensificamos a educação ambiental no entorno dessas áreas, para que a população entenda a dificuldade desse trabalho e a importância da preservação dos ambientes públicos”, disse.

Na ação desta semana, ainda foram utilizados como caqueiras para as plantas mais de 70 pneus. Outro item que ganhou a função de armazenar as mudas de árvores foi o bloco de cimento. Dele, foram utilizados 40 unidades.

“A revitalização de locais assim, onde antes havia bastante lixo, tem efeito imediato no entorno. Com a saída dos resíduos, vai embora também o mau cheiro e possibilidade de aumentar a proliferação de animais peçonhentos. Então está diretamente ligado a saúde do cidadão”, concluiu a diretora, falando dos benefícios da ação.

Com essa intervenção, a Superintendência atingiu o número de 14 pontos crônicos de descarte irregular revitalizados em toda a capital. Neles, foram retirados mais de 1.500 toneladas de lixo e plantadas mais de 900 mudas de árvores e exemplares ornamentais. Ademais, cerca de 10 mil pessoas foram beneficiadas diretamente por essas ações.

Alexandre Vieira/Ascom Sudes

SUDES

Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável

Rua Cel. Pedro Lima, 69 - Jaraguá;
CEP 57022-220 // Telefone: (82) 3312-5380 | Central de Monitoramento Sudes: 0800 082 2600 / (82) 98802-4834 (Whatsapp) | Informações/Agendamento Parques: (82) 98801-3651
protocolo@sudes.maceio.al.gov.br

Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h