Desenvolvimento Sustentável registra aumento de 25% de resíduos descartados de forma irregular

Comparação foi feita com o lixo coletado em agosto, em pontos críticos da cidade, com o mesmo período do ano passado

Alexandre Vieira/Ascom Sudes 10/09/2022 às 08:30
Desenvolvimento Sustentável registra aumento de 25% de resíduos descartados de forma irregular
Desenvolvimento Sustentável registra aumento no recolhimento de resíduos descartados de forma irregular. Foto: Ascom Sudes

Proliferação de doenças, animas peçonhentos, obstrução de canais e galerias. Esses são alguns dos diversos malefícios que o descarte irregular traz para o cidadão. Com o intuito de alterar essa realidade, a Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) trabalha diariamente em pontos crônicos da capital, recolhendo, somente em agosto, cerca de 35,3 mil toneladas de lixo.

Esse número é 25% maior que o registrado nos 30 dias do mesmo mês, em 2021, no qual foram coletados 27 mil toneladas. Essa apuração demonstra a falta de consciência ambiental dos cidadãos, tendo em vista que os itens mais encontrados nos pontos de lixo, restos de poda, recicláveis e móveis inservíveis, podem ser descartados gratuitamente nos Ecopontos e Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) ou recolhidos pela Coleta de Volumosos.

Mais de 30 mil toneladas de lixo foram recolhidas em agosto. Foto: Ascom Sudes
Mais de 30 mil toneladas de lixo foram recolhidas em agosto. Foto: Ascom Sudes

O superintendente da Sudes, Ronaldo Farias, explica que a população deve fazer a parte dela nessa luta diária para manter a cidade limpa.

"Mesmo após várias ações de educação ambiental, que fizemos pela cidade, o cidadão continua demonstrando a sua falta de consciência e descartando irregularmente. Isso gera transtornos na limpeza urbana, na saúde das pessoas e nos gastos públicos", disse.

Além dos serviços e equipamentos disponíveis para o descarte correto de resíduos, a Prefeitura oferece a coleta seletiva aos maceioenses, que atende, atualmente, cerca de 16 mil residências da capital. O resultado deste trabalho gera renda para mais de 130 famílias envolvidas.

"É preciso que a população entenda que esse trabalho tem que ser feito em conjunto. Não adianta a Prefeitura limpar, dar todas as condições de manter limpo e as pessoas não colaborarem", completa o superintendente.

Para conferir os dias e horários da coleta domiciliar, o cidadão pode entrar em contato com a Central de Monitoramento da Sudes no 0800 082 2600, pelo número 156 ou Whatsapp (82) 98802-4834. Por esses meios também é possível fazer denúncias ou registrar reclamações.

Caso deseje buscar mais informações sobre os Ecopontos, PEVs e a Coleta de Volumosos, basta visitar a página da Sudes (https://maceio.al.gov.br/secretarias-e-orgaos/sudes). Lá, também é possível conferir a localização de cada equipamento de limpeza urbana instalado na capital.

ALURB

Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana

Rua Cel. Pedro Lima, 69 - Jaraguá;
CEP 57022-220 // Telefone: (82) 3312-5380 | Central de Monitoramento Sudes: 0800 082 2600 / (82) 98802-4834 (Whatsapp) | Informações/Agendamento Parques: (82) 98801-3651
protocolo@alurb.maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h