Desenvolvimento Sustentável recolhe recicláveis em ação de educação ambiental no Pontal da Barra

O foco da atividade foi orientar os cidadãos do bairro a respeito da coleta seletiva realizada na região

Alexandre Vieira e Amanda Lima (estagiária)/Ascom Sudes 25/11/2022 às 11:10
Desenvolvimento Sustentável recolhe recicláveis em ação de educação ambiental no Pontal da Barra
Desenvolvimento Sustentável recolhe recicláveis em ação de educação ambiental no Pontal da Barra. Foto: Ascom Sudes

Na última quinta-feira (24), servidores da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) estiveram no bairro do Pontal da Barra, juntamente com a Coopvila, cooperativa responsável pela coleta seletiva na região para recolher itens recicláveis e orientar os cidadãos a respeito do trabalho realizado pelo órgão. Cerca de 50 quilos de material foram coletados, evitando o possível descarte irregular.

Diversos recicláveis foram recolhidos. Foto: Ascom Sudes
Diversos recicláveis foram recolhidos. Foto: Ascom Sudes

Quem também participou da ação foram os jovens aprendizes da Naturalle e da Locar, empresas responsáveis pela coleta regular na capital. Juntos, percorreram as ruas do bairro, porta a porta, coletando e incentivando os moradores a descartarem seus recicláveis da forma correta. Além disso, a Sudes instalou um stand para que os interessados pudessem levar seu material até lá.

Cidadãos contribuem com a atividade. Foto: Ascom Sudes
Cidadãos contribuem com a atividade. Foto: Ascom Sudes

Antônio Delmiro é proprietário de um mercadinho na região e revela ter o hábito de juntar a maior parte dos resíduos recicláveis produzidos pelo seu estabelecimento.

"Eu não junto tanto por que eu vendo produtos, então, por mais que aqui seja um lugar com muitas garrafas e sacolas, são os clientes que levam para casa. Mas, sempre que existe algum tipo de resÍduo que possa ser reciclado como garrafas e papelão, eu faço a separação antes de descartar", disse ele.

Recolhimento evita possíveis descartes irregulares. Foto: Ascom Sudes
Recolhimento evita possíveis descartes irregulares. Foto: Ascom Sudes

As moradoras Maria Cicera e Elizabeth contam que, devido o grande número de garrafas pet em casa, decidiram utilizá-las para fazer artesanato.

"Como aqui nós temos muitas garrafas, resolvemos dar uma finalidade para elas e fazer algum tipo de artesanato. Mas mesmo quando não temos tempo ou estamos com preguiça, a gente coloca tudo separado para a coleta", contaram.

Kedyna Tavares, diretora de planejamento e serviços especiais da Sudes, explica que o intuito da atividade era multiplicar ensinamentos a respeito da coleta seletiva. "Nossa intenção é deixar o cidadão informado das ações da Prefeitura, dos benefícios da reciclagem e dos malefícios do descarte irregular, tanto para a cidade quanto para o meio ambiente", contou.

Um stand foi instalado para receber recicláveis. Foto: Ascom Sudes
Um stand foi instalado para receber recicláveis. Foto: Ascom Sudes

Outros bairros da capital também receberam ações de educação ambiental. Durante toda a semana, os educadores percorreram ruas do Jaraguá, Levada, Trapiche e Antares informando a respeito dos equipamentos disponibilizados pela Prefeitura para o descarte correto de diversos materiais, além de fortalecer os dias e horários que cada região é atendida pela coleta domiciliar.

Antigo ponto de lixo recebe manutenção e limpeza. Foto: Ascom Sudes
Antigo ponto de lixo recebe manutenção e limpeza. Foto: Ascom Sudes

Nesta sexta-feira (25), as atividades se encerraram com o plantio de 10 mudas de árvores nativas no Alamedas do Farol, residencial situado no Benedito Bentes. Também na manhã desta sexta-feira, um antigo ponto de lixo, no bairro da Levada, recebeu manutenção. Sendo assim, plantas mortas foram retiradas, pneus pintados e o local limpo.

"Durante a semana atuamos em vários bairros, orientando o máximo de pessoas que pudemos. A população tem que ser nossa aliada na limpeza da cidade e na preservação de meio ambiente, então devem ser educados ambientalmente", concluiu a diretora.

ALURB

Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana

Rua Cel. Pedro Lima, 69 - Jaraguá;
CEP 57022-220 // Telefone: (82) 3312-5380 | Central de Monitoramento Sudes: 0800 082 2600 / (82) 98802-4834 (Whatsapp) | Informações/Agendamento Parques: (82) 98801-3651
protocolo@alurb.maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h