Desenvolvimento Sustentável realiza plantio de mudas do espécime Baobá no Parque da Mulher

Ação foi executada em alusão ao Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial, celebrado nesta terça (21)

Alexandre Vieira/Ascom Sudes 21/03/2023 às 12:41
Desenvolvimento Sustentável realiza plantio de mudas do espécime Baobá no Parque da Mulher
Desenvolvimento Sustentável realiza plantio de mudas do espécime Baobá no Parque da Mulher, na Jatiúca. Foto: Alisson Frazão/Secom Maceió

Uma iniciativa da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) marca a celebração, nesta terça-feira (21), do Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial. Em alusão a importante data, o órgão realizou o plantio de duas mudas do espécime Baobá, árvore símbolo de força e resistência, no Parque da Mulher, localizado no bairro Jatiúca.

O exemplar, cujo nome científico é Adansonia Digitata, é nativo do continente africano e representa a luta dos negros no Brasil. O Baobá é uma árvore de grande porte, com traços marcantes e pode atingir até 25 metros de altura, com até 11 metros de diâmetro.

Devido à aparência dos galhos, que se assemelham com raízes, a árvore também pode ter vida longa, ou seja, existir por milhares de anos. Uma curiosidade é que seu tronco é capaz de armazenar cerca de 100 mil litros de água.

Não é apenas como reservatório de água ou abrigo, mas também pode-se aproveitar outras partes do baobá. Por exemplo, os frutos, também chamados de mukua, são ricos em vitamina C, cálcio e potássio. Enquanto isso, as cascas servem para a fabricação de de tecidos e corda. Já as folhas possuem ação medicinal e também são consumidas como tempero.

A diretora de Arborização e Áreas verdes da Sudes, Karine Gabriela, ressalta a satisfação de realizar uma ação com este significado.

"Além de preservar uma espécie tão importante para a natureza, tem a questão social. O Baobá tem um significado, uma história maravilhosa que inclui a força e a resistência dos negros no Brasil. Então, salvar um espécime desse e plantar mais dois, mantendo a continuidade da árvore no meio ambiente e o enredo da celebração desta data, é de suma importância", conta.

A coordenadora do Observatório Estadual de Políticas para a Igualdade Racial, Arízia Barros, explica a importância do plantio do espécime numa data tão significativa.

"A data de hoje representa a liberdade. O plantio do Baobá, chamada por nós de "árvore da vida", é para ressignificar essa questão, dizer que a cultura negra sobrevive as gerações e isso está exemplificado no Baobá. A espécie consegue guardar a história, se embriagando de água para não morrer. Ele busca fazer uma hibernação para renascer mais adiante", revela.

Em Maceió, existem cinco árvores da espécie, que podem ser encontradas em três locais: Praça do Skate, Praça da Faculdade e no Corredor Vera Arruda.

"Essa é a proposta, que a cultura negra possa em muitos espaços, inclusive nesse espaço considerado área nobre da cidade, extinguindo o racismo urbano, territorial, para que a cultura negra não esteja apenas na periferia, mas também no centro da questão", completa Arízia.

Agora, o Parque da Mulher também entra na lista com mais três exemplares, pois, além das duas mudas plantadas, o local recebeu o transplante de um Baobá que havia sido plantado em uma área inadequada e abaixo de uma rede elétrica, o que prejudicava seu crescimento e causava transtornos para a população.

Moradora da Jatiúca há mais de 50 anos, Flora Melo, pontua a relevância de mais uma atividade de arborização na região.

"Há muitos anos, a arborização já era uma forma de manter o equilíbrio do ecossistema. Então, mais do que nunca nós vemos que a Prefeitura, na pessoa do Prefeito JHC e a equipe da Sudes, transforma o plantio em um grande marco, como deve ser. Estou muito feliz e represento não só as mulheres, mas represente também o povo. Precisamos de ambientes que possam fazer a natureza agradecer cada vez mais", afirmou.

A atividade contou, ainda, com a participação da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e da Secretaria Municipal de Educação (Semed), responsável por levar alunos do Colégio Guimarães, que fica nas redondezas do Parque da Mulher, para contribuir com o plantio, além de aprender um pouco sobre a história da cultura negra no país.

ALURB

Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana

Rua Cel. Pedro Lima, 69 - Jaraguá;
CEP 57022-220 // Telefone: (82) 3312-5380 | Central de Monitoramento Sudes: 0800 082 2600 / (82) 98802-4834 (Whatsapp) | Informações/Agendamento Parques: (82) 98801-3651
protocolo@alurb.maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h