Desenvolvimento Sustentável realiza mutirão de limpeza em Ipioca

Ação envolveu mais de 130 profissionais e levou orientações sustentáveis para os residentes locais

Alexandre Vieira/Ascom Sudes 26/03/2022 às 15:20
Desenvolvimento Sustentável realiza mutirão de limpeza em Ipioca
Desenvolvimento Sustentável realiza mutirão de limpeza no bairro de Ipioca. Foto: Ascom Sudes

Com o objetivo de manter bairros mais limpos e levar conforto para os moradores, a Superintendência Municipal de Desenvolvimento de Sustentável (Sudes) vem realizando diversos mutirões de limpeza. O bairro escolhido para a ação deste sábado (26) foi o de Ipioca, situado no litoral norte da capital.

Mais de 130 colaboradores se empenharam para executar os serviços de capitação, varrição, limpeza e pintura de meio em ruas e praças do bairro, além do recolhimento de resíduos descartados de forma irregular pela população. A iniciativa beneficiou mais de 400 moradores.

Ruas e praças do bairro receberam serviços de limpeza. Foto: Ascom Sudes
Ruas e praças do bairro receberam serviços de limpeza. Foto: Ascom Sudes

Ronaldo Farias, superintendente da Sudes, afirma que os mutirões levam atividades necessárias para a manutenção da limpeza em uma localização.

"São serviços básicos, mas que contribuem muito para o bem-estar dos moradores de uma região. Depois desse trabalho, o bairro fica mais organizado e bonito. No entanto, é necessário que o residente local também contribua, evitando o descarte irregular", disse.

Maria Helena é moradora do bairro há oito anos e relata que ficou feliz com a preocupação da Prefeitura com a região. "Eu sempre vejo algumas pessoas realizando limpeza aqui em Ipioca. Dessa vez, foram muito mais pessoas atendendo todo o bairro. Isso é muito gratificante", disse.

Moradores aprovam ação de limpeza no local. Foto: Ascom Sudes
Moradores aprovam ação de limpeza no local. Foto: Ascom Sudes

Para Kedyna Tavares, diretora de planejamento e serviços especiais da Sudes, a limpeza de um bairro também passa pela mãos do morador.

"Nós trouxemos a educação ambiental para a região a fim de orientar quem mora aqui para que descarte seus resíduos de forma correta, ajudando na manutenção da limpeza do local. Não adianta realizarmos um grande mutirão se a população vai jogar contra nós e descartar de forma irregular", completou a diretora.

Outro serviço disponibilizado para a população do bairro foi a educação ambiental. Colaboradores da Superintendência e jovens aprendizes da empresa responsável pela coleta domiciliar na localidade percorreram ruas e comércios orientando residentes e transeuntes a respeito do despejo inadequado de resíduos, prática comum na região.

Nesta ação, a Superintendência contou com o apoio dos Guerreiros dos Oceanos, Ipioca e Coletivo Praia Limpa e Juventude lixo zero, instituições focada na limpeza das praias e no descarte correto de resíduos.

A população pode solicitar que um mutirão de limpeza seja realizado em sua comunidade. Para isso, basta entrar em contato com a Central de Monitoramento Sudes através do 0800 082 2600 ou Whatsapp 98802-4834, enviando fotos e vídeos da localidade, além do endereço completo.

ALURB

Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana

Rua Cel. Pedro Lima, 69 - Jaraguá;
CEP 57022-220 // Telefone: (82) 3312-5380 | Central de Monitoramento Sudes: 0800 082 2600 / (82) 98802-4834 (Whatsapp) | Informações/Agendamento Parques: (82) 98801-3651
protocolo@alurb.maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h