Ação tem o objetivo de analisar como é feito o descarte dos resíduos gerados nos estabelecimentos locais

Alexandre Vieira/Ascom Sudes 29/09/2022 às 10:21
Desenvolvimento Sustentável realiza fiscalização em comércios do Centro da cidade. Foto: Ascom Sudes

Na última quarta-feira (28), as equipes de fiscalização da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) percorreram o centro da cidade realizando uma inspeção na maneira como os estabelecimentos da área fazem o descarte dos resíduos gerados. O objetivo é identificar possíveis infratores que não contribuem com a limpeza urbana da capital.

A princípio, a atividade, composta por 12 agentes de fiscalização, tinha a intenção de orientar e prevenir possíveis infrações. No entanto, uma loja foi flagrada e, consequentemente, multada por fazer o descarte incorreto de uma matéria prima utilizada em seus produtos, a rezina.

Comerciantes foram orientados pelos agentes. Foto: Ascom Sudes

De acordo com o coordenador geral de fiscalização, Chrystiano Lyra, a ação visa manter a região limpa para quem circula e faz compras.

"Queremos orientar os comerciantes a respeito do resíduo gerado por eles e verificar como trabalham em relação a isso. O descarte irregular ainda é comum, então essa atividade vai ajudar a evitar punições, além de coibir práticas negativas", disse.

Devido a repetição do despejo inadequado de resíduos em algumas regiões, a Sudes vem intensificando as ações de fiscalização. Anteriormente a esta atividade, o órgão realizou uma atividade no Parque da Mulher e na Avenida Amélia Rosa, ambos na Jatiúca, onde carroceiros e residentes abastecem um ponto crônico de lixo.

Ronaldo Farias, superintendente da Sudes, afirma que os casos de não cumprimento das regras estabelecidas terão a punição necessária.

"Fazemos as orientações necessárias nos locais, realizamos educação ambiental em diversos bairros e esperamos que os cidadãos e proprietários façam da maneira correta. No entanto, se as regras não forem seguidas, teremos que notificar e autuar até que aprendam", afirmou.

Equipe de fiscalização atua em diversos locais da capital.
SUDES

Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável

Rua Cel. Pedro Lima, 69 - Jaraguá;
CEP 57022-220 // Telefone: (82) 3312-5380 | Central de Monitoramento Sudes: 0800 082 2600 / (82) 98802-4834 (Whatsapp) | Informações/Agendamento Parques: (82) 98801-3651
protocolo@sudes.maceio.al.gov.br

Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h