Desenvolvimento Sustentável realiza fiscalização em comércios do Centro da cidade

Ação tem o objetivo de analisar como é feito o descarte dos resíduos gerados nos estabelecimentos locais

Alexandre Vieira/Ascom Sudes 29/09/2022 às 10:21
Desenvolvimento Sustentável realiza fiscalização em comércios do Centro da cidade
Desenvolvimento Sustentável realiza fiscalização em comércios do Centro da cidade. Foto: Ascom Sudes

Na última quarta-feira (28), as equipes de fiscalização da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) percorreram o centro da cidade realizando uma inspeção na maneira como os estabelecimentos da área fazem o descarte dos resíduos gerados. O objetivo é identificar possíveis infratores que não contribuem com a limpeza urbana da capital.

A princípio, a atividade, composta por 12 agentes de fiscalização, tinha a intenção de orientar e prevenir possíveis infrações. No entanto, uma loja foi flagrada e, consequentemente, multada por fazer o descarte incorreto de uma matéria prima utilizada em seus produtos, a rezina.

Comerciantes foram orientados pelos agentes. Foto: Ascom Sudes
Comerciantes foram orientados pelos agentes. Foto: Ascom Sudes

De acordo com o coordenador geral de fiscalização, Chrystiano Lyra, a ação visa manter a região limpa para quem circula e faz compras.

"Queremos orientar os comerciantes a respeito do resíduo gerado por eles e verificar como trabalham em relação a isso. O descarte irregular ainda é comum, então essa atividade vai ajudar a evitar punições, além de coibir práticas negativas", disse.

Devido a repetição do despejo inadequado de resíduos em algumas regiões, a Sudes vem intensificando as ações de fiscalização. Anteriormente a esta atividade, o órgão realizou uma atividade no Parque da Mulher e na Avenida Amélia Rosa, ambos na Jatiúca, onde carroceiros e residentes abastecem um ponto crônico de lixo.

Ronaldo Farias, superintendente da Sudes, afirma que os casos de não cumprimento das regras estabelecidas terão a punição necessária.

"Fazemos as orientações necessárias nos locais, realizamos educação ambiental em diversos bairros e esperamos que os cidadãos e proprietários façam da maneira correta. No entanto, se as regras não forem seguidas, teremos que notificar e autuar até que aprendam", afirmou.

Equipe de fiscalização atua em diversos locais da capital.
Equipe de fiscalização atua em diversos locais da capital.
SUDES

Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável

Rua Cel. Pedro Lima, 69 - Jaraguá;
CEP 57022-220 // Telefone: (82) 3312-5380 | Central de Monitoramento Sudes: 0800 082 2600 / (82) 98802-4834 (Whatsapp) | Informações/Agendamento Parques: (82) 98801-3651
protocolo@sudes.maceio.al.gov.br

Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h