Desenvolvimento Sustentável realiza educação ambiental no Mercado Público e feira do Benedito Bentes

Cerca de 500 pessoas foram conscientizadas sobre descarte irregular e serviço de volumosos

Amanda Lima (estagiária)/Ascom Sudes 12/03/2022 às 08:00
Desenvolvimento Sustentável realiza educação ambiental no Mercado Público e feira do Benedito Bentes
Desenvolvimento Sustentável realiza educação ambiental no Benedito Bentes. Foto: Ascom Sudes

A Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) realizou mais uma ação de educação ambiental no Mercado Público e na feira do Benedito Bentes. A iniciativa ocorreu nesta sexta-feira (11) e teve como objetivo levar orientações sobre cuidados com o meio ambiente e sustentabilidade para comerciantes e pessoas que transitavam no local.

Atuaram na ação cerca de 15 educadores, entre servidores da Sudes e jovens aprendizes da Viambiental, empresa responsável pela coleta domiciliar na parte alta da cidade, que foram de barraca em barraca orientando comerciantes a respeito dos cuidados com o descarte irregular, prática muito comum na região.

Comerciantes recebem orientações sobre cuidados com o descarte irregular. Foto: Ascom Sudes
Comerciantes recebem orientações sobre cuidados com o descarte irregular. Foto: Ascom Sudes

Para a diretora de Planejamento e Serviços Especiais da Sudes, Kedyna Tavares, atividades como essas são fundamentais para fazer do cidadão um aliado da Prefeitura na preservação das áreas públicas.

"Para que possamos manter a limpeza e organização nos locais é importante trabalhar a educação daqueles que vivem, transitam e possuem comércio na área. Só assim podemos garantir o sucesso das ações da Prefeitura", disse a diretora.

Além da educação ambiental na região e visando trazer mais áreas verdes para o Município, a Superintendência aproveitou um espaço vazio na Unidade de Saúde Hamilton Braga, que também fica situada no bairro, para transformar o local em um jardim sustentável.

Prefeitura transformou área pública em jardim sustentável. Foto: Ascom Sudes
Prefeitura transformou área pública em jardim sustentável. Foto: Ascom Sudes

Para a diretora da unidade de saúde, Rosicleia Rocha, ter um espaço como esse traz mais conforto e aconchego à população que frequenta o local.

"Pode parecer bobagem mas, ter um jardim com plantas, flores, algo feito com tanto carinho pela Prefeitura, traz um aspecto mais leve e acolhedor às pessoas que vêm à unidade", revelou.

Na área, servidores e jovens aprendizes fizeram o plantio de 60 mudas de plantas ornamentais, cinco mudas de árvores e instalação de 150 m² de grama esmeralda, deixando o ambiente mais bonito e preservado. Pneus reciclados foram utilizados como vaso para as plantas e ainda para decorar o jardim, ao formar uma imagem que remete a uma borboleta.

"Essa não é uma revitalização de ponto crônico de lixo, mas sim de transformação de espaço. É um trabalho que fazemos para ajudar a trazer uma melhor estética a um espaço público e uma forma de cuidar do meio ambiente", completou a diretora Kedyna Tavares.

Ação trouxe benefícios para usuários da unidade de saúde e comerciantes do entorno. Foto: Ascom Sudes
Ação trouxe benefícios para usuários da unidade de saúde e comerciantes do entorno. Foto: Ascom Sudes

Maria Cícera possui uma barraca de lanches bem em frente ao espaço onde foi feita a intervenção e gostou muito da ação da Prefeitura.

"Está ficando lindo. É bom ter um lugar bonito assim, com plantas, todo organizadinho. Antes era só um espaço feio, e as plantinhas deixam nosso local de trabalho bem mais agradável", contou Maria Cícera.

ALURB

Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana

Rua Cel. Pedro Lima, 69 - Jaraguá;
CEP 57022-220 // Telefone: (82) 3312-5380 | Central de Monitoramento Sudes: 0800 082 2600 / (82) 98802-4834 (Whatsapp) | Informações/Agendamento Parques: (82) 98801-3651
protocolo@alurb.maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h