Desenvolvimento Sustentável realiza educação ambiental em bairros da parte alta e baixa da capital

Orientações focaram nos malefícios do descarte irregular; locais atendidos são críticos a respeito do tema

Alexandre Vieira e Amanda Lima (estagiária)/Ascom Sudes 01/09/2022 às 11:41
Desenvolvimento Sustentável realiza educação ambiental em bairros da parte alta e baixa da capital
Desenvolvimento Sustentável realiza educação ambiental em bairros da parte alta e baixa da capital. Foto: Ascom Sudes

Em atividades que se iniciaram na última segunda-feira (29), as equipes de educação ambiental da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) visitaram os bairros do Trapiche, Clima Bom, Petrópolis e São Jorge, para orientar os cidadãos a respeito dos malefícios do descarte irregular, comum nestes logradouros.

Cerca de 20 educadores, entre servidores da Sudes e jovens aprendizes das empresas responsáveis pela coleta domiciliar na cidade, Naturalle e Viambiental, percorreram os bairros visitando residências e explicando aos moradores como descartar de forma correta seu resíduo, além de frisar os dias e horários que a coleta regular atende cada região e informar sobre os serviços ofertados pela Prefeitura.

Educadores orientam sobre o descarte correto de resíduos. Foto: Ascom Sudes
Educadores orientam sobre o descarte correto de resíduos. Foto: Ascom Sudes

A moradora do Clima Bom, Lúcia dos Santos, revela que não conhecia todos os serviços da prefeitura e garante que, após as orientações dos educadores, passará a contribuir ainda mais com a limpeza e organização do bairro.

"Várias vezes eu vi gente jogando lixo e entulho aqui na rua e não sabia que era tão fácil denunciar. Agora que eu sei, nunca mais essa rua vai ter lixo e bagunça", comprometeu-se.

Foto: Ascom Sudes
Foto: Ascom Sudes

Os dias e horários certos para descarte já fazem parte do calendário da Maria José, que guarda seu lixo e espera a coleta passar para colocar do lado de fora de sua casa. "Se tem uma coisa que eu não gosto é de ver o lixo na rua. Eu sempre guardo e deixo para pôr na porta perto da hora que o caminhão passa e mesmo já sabendo os dias, eu sempre pergunto para garantir que minha porta não fique cheia de lixo", contou.

Alguns moradores já utilizavam os serviços ofertados pela Prefeitura. Foto: Ascom Sudes
Alguns moradores já utilizavam os serviços ofertados pela Prefeitura. Foto: Ascom Sudes

Quem já utiliza a coleta de volumosos é a dona Sebastiana que, além de solicitar o recolhimento do próprio descarte, já chegou a solicitar o descarte para vizinhos que não sabiam do serviço.

"Quando eu tenho móvel insolvível ou outro item que vou jogar fora, eu mando mensagem e peço para virem buscar. Já teve vezes que os vizinhos jogaram cama, armário, fogão e ficaram dias ali. Eu peguei e liguei para buscar também", revelou.

Para Kedyna Tavares, diretora de planejamento e serviços especiais da Sudes, a participação dos moradores é essencial nessas ações. "É importante que esses ensinamentos sejam adquiridos a todo momento da vida. Dessa forma, teremos cidadãos melhores, mais conscientes e preocupados em preservar a natureza e cuidar de nossa cidade", disse.

Foto: Ascom Sudes
Foto: Ascom Sudes

Central de Monitoramento Sudes

Para solicitar a Coleta de Volumosos ou buscar informações sobre outros serviços ofertados pela Prefeitura de Maceió, o cidadão deve entrar em contato através do 0800 082 2600, pelo número 156 ou Whatsapp 98802-4834. Por este canal, também é possível realizar denúncias e registrar reclamações.

ALURB

Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana

Rua Cel. Pedro Lima, 69 - Jaraguá;
CEP 57022-220 // Telefone: (82) 3312-5380 | Central de Monitoramento Sudes: 0800 082 2600 / (82) 98802-4834 (Whatsapp) | Informações/Agendamento Parques: (82) 98801-3651
protocolo@alurb.maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h