Desenvolvimento Sustentável realiza educação ambiental com moradores do bairro do Trapiche

O foco da atividade foi orientá-los sobre o PEV da região, que recebe materiais descartáveis

Alexandre Vieira e Amanda Lima (estagiária)/Ascom Sudes 20/11/2022 às 14:42
Desenvolvimento Sustentável realiza educação ambiental com moradores do bairro do Trapiche
Desenvolvimento Sustentável realiza educação ambiental com moradores do bairro do Trapiche. Foto: Célio Jr/Secom Maceió

No último sábado (19), a Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) concluiu a atividade, que se iniciou na quinta-feira (17), de educação ambiental com moradores do bairro do Trapiche da Barra. A ação teve o foco na coleta porta a porta e no descarte correto de materiais recicláveis. Ao todo, mais de 600 pessoas receberam orientação sustentável.

Foto: Célio Júnior /Secom Maceió
Foto: Célio Júnior /Secom Maceió

Além dos servidores da Sudes, jovens aprendizes da Naturalle e da Locar, empresas responsáveis pela coleta regular da capital, e colaboradores da Cooplum, cooperativa que faz a coleta seletiva na região, percorreram ruas do bairro recolhendo, de porta em porta, materiais recicláveis. Além disso, passaram orientações para quem transitava no terminal de ônibus do Trapiche, próximo ao Ponto de Entrega Voluntária (PEV) que atende o logradouro.

Foto: Célio Júnior /Secom Maceió
Foto: Célio Júnior /Secom Maceió

A diretora de planejamento e serviços especiais da Sudes, Kedyna Tavares, explica que ainda é muito comum encontrar itens recicláveis em pontos de lixo, descartados de forma irregular.

"Diariamente são recolhidas várias toneladas de resíduos em pontos crônicos de descarte inadequado e sempre presenciamos materiais recicláveis como plásticos, metal e vidro entre eles. Nós disponibilizamos a coleta seletiva porta a porta e também os PEVs para que o cidadão coopere com nosso trabalho e com o meio ambiente. A educação ambiental desta atividade tinha foco nessa orientação", disse.

Foto: Célio Júnior /Secom Maceió
Foto: Célio Júnior /Secom Maceió

A moradora do Trapiche, Eudocia Correia, revelou já possuir o costume de separar o seu lixo, mas, com a educação ambiental, se sentiu ainda mais estimulada.

"Eu sempre tive o costume de separar as garrafas pet e latas para dar ao pessoal que passa durante a noite e as vezes, quando não passam, eu levo no PEV bem aqui na frente", contou.

Foto: Célio Júnior /Secom Maceió
Foto: Célio Júnior /Secom Maceió

Para Cicera Francisca, receber a educação ambiental foi algo muito esclarecedor.

"Eu já sabia que podia reciclar garrafa, caixa de leite, papelão e essas coisas que todo mundo sabe. Mas hoje o pessoal me mostrou também como reciclar outro tipo de lixo que eu não imaginava que poderia ser reutilizado. Foi muito bacana poder aprender", afirmou.

Atualmente, a coleta seletiva porta a porta atende mais de 16 mil residências da capital. Além da Cooplum, que participou da atividade, a Coopvila, a Cooprel Antares e a Cooprel Benedito Bentes também são parceiras da Prefeitura de Maceió no trabalho de reciclagem.

Foto: Célio Júnior/ Secom Maceió
Foto: Célio Júnior/ Secom Maceió

Confira o que pode ser entregue na coleta seletiva:

Papel: folhas e aparas de papel, jornais, revistas, caixas, papelão, formulários de computador, cartolinas, cartões, envelopes, rascunhos escritos;, fotocópias, folhetos, impressos em geral, Tetra Pak.

Metal: latas de alumínio, latas de aço (óleo, sardinha, molho de tomate), ferragens, canos, esquadrias, arame.

Vidro: potes de vidro, copos, garrafas, embalagens de molho, frascos de vidro.

Plástico: tampas, potes de alimentos, PET, garrafas de água mineral, recipientes de limpeza, PVC, sacos plásticos, brinquedos, baldes.

ALURB

Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana

Rua Cel. Pedro Lima, 69 - Jaraguá;
CEP 57022-220 // Telefone: (82) 3312-5380 | Central de Monitoramento Sudes: 0800 082 2600 / (82) 98802-4834 (Whatsapp) | Informações/Agendamento Parques: (82) 98801-3651
protocolo@alurb.maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h