Desenvolvimento Sustentável realiza ações de educação ambiental na orla da capital

Órgão executa educação ambiental com frequentadores das praias, além da instalação de papeleiras para facilitar o descarte de pequenos resíduos

Alexandre Vieira / Ascom Sudes 19/12/2022 às 08:51
Desenvolvimento Sustentável realiza ações de educação ambiental na orla da capital
Com a chegada do verão, Desenvolvimento Sustentável realiza ações na orla da capital. Foto: Ascom Sudes

Com o início do verão, previsto para o próximo dia 21, a Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) tem realizado ações na orla da capital visando a grande quantidade de pessoas, nativas ou turista, que visitam a região nesta época do ano. As atividades buscam orientar os cidadãos e evitar que o descarte do resíduo gerado seja irregular e prejudicial ao meio ambiente.

No último final de semana, servidores da Superintendência, aliados aos jovens aprendizes da Locar e da Naturalle, empresas que atuam na coleta regular da capital, percorreram a orla passando informações sobre os malefícios provocados pelo despejo inadequado do lixo a natureza, além da contribuição para a degradação de espaços públicos e de convívio social.

Os colaboradores também fizeram a distribuição de lixocar para que as pessoas pudessem ter um local para fazer o descarte de pequenos resíduos enquanto dirigem ou utilizam a faixa de areia para curtir a praia.

A diretora de planejamento e serviços especiais da Sudes, Kedyna Tavares, afirma que a educação ambiental incetiva os frequentadores da orla a seguirem atitudes benéficas para o meio ambiente.

"Essa época do ano nós notamos um grande aumento no descarte irregular no calçadão da orla e faixa de areia das praias. Sendo assim, educar ambientalmente turistas que visitam Maceió e os próprios nativos, para que mantenham um dos nossos cartões postais em perfeito estado é uma ótima ação", disse.

Instalação de papeleiras

Além de orientar as pessoas, a Sudes também está intensificando a instalação de novas papeleiras no calçadão que vai da Pajuçara até a Cruz das Almas. Ao todo, neste percurso, são mais de 100 equipamentos instalados para receber itens como garrafas plásticas, embalagens em geral e resíduos orgânicos.

Outro foco da educação ambiental foi explicar a necessidade de manter as papeleiras preservadas, visando diminuir o vandalismo direcionado ao equipamento. Pois, somente este ano, 46 papeleiras foram danificadas e tiveram que ser substituídas, causando um prejuízo de aproximadamente R$ 39 mil, que poderiam ser investidos em melhorias para a limpeza urbana da capital.

"São pequenas atitudes que acabam se tornando grandes problemas. O simples fato de preservar um equipamento público como esse traz benefícios futuros, no investimento que pode ser feito nos serviços de limpeza urbana da cidade", completou a diretora.

ALURB

Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana

Rua Cel. Pedro Lima, 69 - Jaraguá;
CEP 57022-220 // Telefone: (82) 3312-5380 | Central de Monitoramento Sudes: 0800 082 2600 / (82) 98802-4834 (Whatsapp) | Informações/Agendamento Parques: (82) 98801-3651
protocolo@alurb.maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h