Desenvolvimento Sustentável percorre bairros da capital e leva educação ambiental para a população

Ações visam evitar o descarte irregular, prática que prejudica a cidade e o meio ambiente

Alexandre Vieira/Ascom Sudes 08/07/2022 às 10:55
Desenvolvimento Sustentável percorre bairros da capital e leva educação ambiental para a população
Desenvolvimento Sustentável percorre bairros da capital levando educação ambiental para a população. Foto: Ascom Sudes

Desde a última segunda-feira (04), equipes da educação ambiental da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) percorreram diversos bairros da capital levando orientações a respeito de práticas positivas para o meio ambiente e para a contenção do descarte irregular, um dos fatores que prejudicam a cidade, principalmente durante o período chuvoso.

Ao todo, mais de 30 pessoas estavam envolvidas na atividade, entre servidores da Sudes e jovens aprendizes da Naturalle e Viambiental, empresas responsáveis pela coleta domiciliar em Maceió. Durante a semana, os orientadores visitaram os bairros do São Jorge, Barro Duro, Guaxuma, Santa Lúcia e Jacintinho indo de porta em porta informando os residentes sobre dias e horários da coleta regular, além de informar sobre os equipamentos disponibilizados pela Prefeitura para o descarte correto.

Ao todo, mais de 30 pessoas estavam envolvidas na atividade. Foto: Ascom Sudes
Ao todo, mais de 30 pessoas estavam envolvidas na atividade. Foto: Ascom Sudes

Kedyna Tavares, diretora de planejamento e serviços especiais da Sudes, afirma que a população deve fazer parte do processo de manutenção da limpeza da cidade, começando por seu bairro.

"Vamos de porta em porta informando que o residente deve começar cuidando bem do lixo gerado por ele, dando a destinação correta. Por consequência, cuidando da sua região, essas pessoas irão contribuir com a limpeza de toda a cidade. São pequenas atitudes que impactam no resultado final", disse.

Cidadão pode ajudar a manter seu bairro limpo fiscalizando. Foto: Ascom Sudes
Cidadão pode ajudar a manter seu bairro limpo fiscalizando. Foto: Ascom Sudes

A ação, que se encerra nesta sexta-feira (08), beneficiou mais de 2 mil pessoas que residem nos bairros visitados pelas equipes.

Seja um fiscal

Além de fazer a destinação correta de seus resíduos, o cidadão pode ajudar denunciando irregularidades. Ao constatar um descarte inadequado, deve entrar em contato com a Central de Monitoramento Sudes, de segunda a sexta, das 08h às 17h, através do número 0800 082 2600, pelo 156 ou pelo WhatsApp 98802-4834, sempre enviando fotos ou vídeos do ocorrido, além do endereço completo.

ALURB

Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana

Rua Cel. Pedro Lima, 69 - Jaraguá;
CEP 57022-220 // Telefone: (82) 3312-5380 | Central de Monitoramento Sudes: 0800 082 2600 / (82) 98802-4834 (Whatsapp) | Informações/Agendamento Parques: (82) 98801-3651
protocolo@alurb.maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h