Desenvolvimento Sustentável orienta população do bairro Ponta Grossa sobre descarte correto do lixo

Ação da Sudes beneficiou cerca de 600 pessoas

Amanda Lima (estagiária)/Ascom Sudes 22/02/2022 às 17:00
Desenvolvimento Sustentável orienta população do bairro Ponta Grossa sobre descarte correto do lixo
Desenvolvimento Sustentável orienta população do bairro Ponta Grossa. Foto: Ascom Sudes

Para reforçar a educação ambiental no Município e assegurar os cuidados com o descarte adequado dos resíduos domiciliares, a Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) realizou, nesta terça-feira (22), no bairro Ponta Grossa, uma ação para ressaltar a prevenção ao período chuvoso, visando evitar possíveis transtornos para quem mora na localidade.

Desta vez, cerca de 600 pessoas foram beneficiadas, dentre elas transeuntes e moradores da região. Realizado em parceria com a Naturalle, empresa encarregada pela coleta na parte baixa da capital, a atividade levou cerca de 18 servidores e jovens aprendizes que fizeram a entrega de panfletos e orientaram a população.

A diretora de Planejamento e Serviços Especiais da Sudes, Kedyna Tavares, ressaltou que a conscientização desempenha um papel de grande importância para a construção de uma Maceió mais limpa. Ela ressaltou, ainda, que a participação comunitária é de suma importância para a manutenção das políticas voltadas a uma vida sustentável no Município.

“A Sudes faz o serviço adequado, sempre realizando diversas ações para manter a população do Município cada vez mais consciente acerca da limpeza pública e do descarte correto de resíduos. Mas é necessário que os maceioenses cheguem junto e façam a sua parte”, ressaltou Kedyna.

Descarte irregular é prática comum na região, segundo moradora. Foto: Ascom Sudes
Descarte irregular é prática comum na região, segundo moradora. Foto: Ascom Sudes

Maria Cleide é moradora e dona de uma pequena avícola no bairro Ponta Grossa. Ela relata as ocorrências de descarte irregular na região e diz que o despejo incorreto de lixo é uma prática comum na região.

“O pessoal joga o lixo na hora errada e os cachorros vêm e rasgam espalhando tudo. Por isso entope os bueiros, suja o canal e enche. Da última vez a água quase entrou na minha loja”, relatou Cleide.

O casal Maria e Anselmo faz parte das pessoas que seguem a risca a educação ambiental proposta pela Prefeitura. Eles moram no bairro há cerca de 30 anos e fazem questão de manter a casa e a rua organizadas.

“Quando tem limpeza no canal nós ajudamos juntando o lixo para quando a Prefeitura vier fazer a retirada”, contou Maria.

Moradores contribuem com a limpeza da região. Foto: Ascom Sudes
Moradores contribuem com a limpeza da região. Foto: Ascom Sudes

Além da educação ambiental, a superintendência vai iniciar a limpeza de um córrego que passa na região, famoso por ser local de descarte inadequado de recicláveis, inservíveis e resíduos domiciliares. O objetivo do serviço é facilitar que as águas pluviais escorram com mais facilidade durante as próximas chuvas e não haja transbordamento. A previsão é que mais de 10 toneladas de lixo sejam recolhidas do canal.

Cerca de 10 toneladas de lixo serão recolhidas do canal. Foto: Ascom Sudes
Cerca de 10 toneladas de lixo serão recolhidas do canal. Foto: Ascom Sudes
ALURB

Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana

Rua Cel. Pedro Lima, 69 - Jaraguá;
CEP 57022-220 // Telefone: (82) 3312-5380 | Central de Monitoramento Sudes: 0800 082 2600 / (82) 98802-4834 (Whatsapp) | Informações/Agendamento Parques: (82) 98801-3651
protocolo@alurb.maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h