Desenvolvimento Sustentável intensifica serviços de prevenção ao período chuvoso em toda Maceió

Trabalhos realizados vão evitar transtornos para a população durante dias de chuva

Alexandre Vieira/Ascom Sudes 21/02/2022 às 11:30
Desenvolvimento Sustentável intensifica serviços de prevenção ao período chuvoso em toda Maceió
Desenvolvimento Sustentável intensifica serviços de prevenção ao período chuvoso em diversos bairros da cidade. Foto: Ascom Sudes

Com as chuvas que atingiram Maceió no último domingo (20) e sexta-feira (18), a Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) intensificou seus serviços de limpeza, poda de árvore, desassoreamento de canais e recolhimento de resíduos por diversas regiões da cidade, buscando evitar transtornos para a população que residem em áreas críticas.

Na semana passada, a Superintendência iniciou o desassoreamento do Riacho do Silva, situado em Bebedouro. O local é um dos pontos críticos mapeados pelo órgão que sofrem com transbordamentos devido aos detritos e resíduos que se alojam dentro do córrego durante o período de chuvas. A previsão é que mais de 200 toneladas de detritos sejam retiradas ao fim do serviço.

Superintendência trabalha no desassoreamento do Riacho do Silva, no bairro de Bebedouro. Foto: Ascom Sudes
Superintendência trabalha no desassoreamento do Riacho do Silva, no bairro de Bebedouro. Foto: Ascom Sudes

Outro serviço realizado pela Prefeitura para prevenir acidentes durante as chuvas é a poda de árvores. Diariamente, uma programação é expedida contemplando diversos bairros, priorizando áreas de risco e a segurança de quem reside nestes locais. Esta semana, o trabalho se inicia nos bairros do Centro, Pontal da Barra e Tabuleiro do Martins.

Visando prevenir acidentes, órgão retira galhos e árvores que tenham perigo de queda. Foto: Ascom Sudes
Visando prevenir acidentes, órgão retira galhos e árvores que tenham perigo de queda. Foto: Ascom Sudes

Ronaldo Farias, superintendente da Sudes, explica que o órgão se prepara com antecedência para resguardar a população de consequências negativas durante o período chuvoso.

"Infelizmente, nesse período, sempre sofremos consequências das fortes chuvas. No entanto, com antecedência, nós mapeamos áreas de risco e atuamos a fim de evitar que o cidadão passe por maiores e piores transtornos", disse.

Com uma equipe fixa atuando na região, a foz do Riacho Salgadinho, na Praia da Avenida, recebeu uma grande limpeza na manhã desta segunda-feira (21). Com a ajuda de máquinas, os agentes retiraram cerca de 15 toneladas de resíduos, descartados de forma irregular em outros pontos da cidade, que escoaram pelo canal junto com as águas pluviais.

"Estamos trabalhando para que nenhuma região de Maceió fique sem nossos serviços, pois sabemos o quanto é importante a manutenção constante para facilitar o escoamento das chuvas. Nosso maior objetivo é, sempre, não gerar maiores prejuízos e consequências para os maceioenses", completou o superintendente.

ALURB

Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana

Rua Cel. Pedro Lima, 69 - Jaraguá;
CEP 57022-220 // Telefone: (82) 3312-5380 | Central de Monitoramento Sudes: 0800 082 2600 / (82) 98802-4834 (Whatsapp) | Informações/Agendamento Parques: (82) 98801-3651
protocolo@alurb.maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h