Desenvolvimento Sustentável intensifica fiscalização em pontos crônicos de descarte irregular

Atividade tem o objetivo de coibir prática negativa em pontos mapeados pelo órgão

Alexandre Vieira/Ascom Sudes 13/12/2022 às 09:46
Desenvolvimento Sustentável intensifica fiscalização em pontos crônicos de descarte irregular
Desenvolvimento Sustentável intensifica fiscalização em pontos crônicos de descarte irregular. Foto: Ascom Sudes

Nos mais de 180 pontos crônicos de descarte irregular, mapeados pela Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) na capital, são retirados, diariamente, diversas toneladas de resíduos despejados de forma inadequada por comerciantes e moradores que atuam ou residem próximos destas áreas. Para coibir a prática negativa, a Sudes tem intensificado a fiscalização nos pontos e autuado, quando necessário, os possíveis infratores.

Com um contingente de 70 fiscais auxiliares, a Superintendência tem vigiado 35 pontos de descarte, das 8h às 21h, diariamente. Os fiscais atuarão nestas áreas durante dois meses, sendo enviados para outros 35 locais posteriormente. Além de coibir a prática, os fiscais são responsáveis por informar e educar o cidadão para que realize o descarte correto do seu resíduo.

Para Chrystiano Lyra, coordenador geral de fiscalização da Sudes, a atividade tem como objetivo principal mudar o pensamento do cidadão maceioense que não se preocupa com a cidade e o meio ambiente.

"Temos uma linda cidade, mas que ainda sofre bastante com o despejo inadequado de lixo. Nossa meta é conscientizar a população a realizar o descarte nos locais adequados, que podem ser os Ecopontos ou PEVs, dependendo do material, e só colocarem seu lixo domiciliar na porta no dia correto e próximo do horário da coleta", disse.

Nas situações onde os cidadãos são flagrados cometendo crime ambiental, de acordo com o Código Municipal de Limpeza Urbana, os auxiliares fazem o registro e acionam o fiscal responsável pela região para que seja emitida uma notificação ou autuação para o infrator, a depender da gravidade. As multas variam entre R$120 e 30 mil.

"Notificar e autuar são as medidas mais extremas para as pessoas que não cooperam com o nosso trabalho, que fazem mal para a cidade e o meio ambiente. É necessário que o cidadão entenda que a limpeza é responsabilidade todos", concluiu o coordenador.

ALURB

Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana

Rua Cel. Pedro Lima, 69 - Jaraguá;
CEP 57022-220 // Telefone: (82) 3312-5380 | Central de Monitoramento Sudes: 0800 082 2600 / (82) 98802-4834 (Whatsapp) | Informações/Agendamento Parques: (82) 98801-3651
protocolo@alurb.maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h