Desenvolvimento Sustentável intensifica ações de combate à dengue nesta quinta-feira (5)

Órgão fará atividades de educação ambiental, fiscalização, coleta de volumosos e recolhimento de pneus em locais estratégicos

Alexandre Vieira/Ascom Sudes 04/05/2022 às 14:39
Desenvolvimento Sustentável intensifica ações de combate à dengue nesta quinta-feira (5)
Desenvolvimento Sustentável intensifica ações de combate à dengue. Foto: Ascom Sudes

Nesta quinta-feira (5), a Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) vai realizar ações da campanha Maceió Unida Contra a Dengue, que tem o objetivo de combater a doença que aumenta durante o período chuvoso. Visando contribuir na luta pela erradicação do mosquito Aedes aegypti, o órgão fará atividades de educação ambiental, fiscalização, coleta de volumosos e recolhimento de pneus.

A programação se inicia com a ampliação dos serviços de coleta de resíduos sólidos, nos locais de altos índices de infestação do mosquito transmissor da dengue. Posteriormente, a superintendência vai recolher pneus em pontos estratégicos, que foram mapeados com antecedência, como a Praça da Faculdade, no Trapiche, Praça Padre Cícero, no Benedito Bentes, Praça do Osman Loureiro e a Praça do Conjunto Santa Maria, no Eustáquio Gomes.

Além do recolhimento de pneus, esses locais, considerados críticos em relação à doença, irão receber ações de educação ambiental, onde comerciantes, moradores e transeuntes receberão orientações de como fazer o descarte de resíduos corretamente e evitar a manifestação do mosquito Aedes aegypti.

A diretora de planejamento e serviços especiais da Sudes, Kedyna Tavares, afirmou que este tipo de ação pode ser muito eficiente para a cidade.

“Nós iremos fazer diversos serviços, com destaque para a educação ambiental, que tem o papel de orientar o cidadão, ensiná-lo a fazer o correto. Dessa forma, a gente educa as pessoas, tratando o problema do descarte irregular na raiz dele”, disse.

Fora as ações de limpeza e de educação ambiental, a Sudes também irá intensificar o trabalho das equipes de fiscalização, que irão fazer rondas nas principais ruas e avenidas dos bairros supracitados verificando se há descartes inadequados de resíduos.

Caso alguém seja flagrado executando práticas negativas, de acordo com Código Municipal de Limpeza Urbana, o infrator pode ser multado em um valor que varia de R$ 120,00 à R$ 30 mil.

ALURB

Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana

Rua Cel. Pedro Lima, 69 - Jaraguá;
CEP 57022-220 // Telefone: (82) 3312-5380 | Central de Monitoramento Sudes: 0800 082 2600 / (82) 98802-4834 (Whatsapp) | Informações/Agendamento Parques: (82) 98801-3651
protocolo@alurb.maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h