Desenvolvimento Sustentável inicia limpeza de canal na comunidade da Brejal, no bairro da Levada

Córrego enfrenta problema de descarte irregular feito pelos próprios moradores

Alexandre Vieira/Ascom Sudes 08/02/2022 às 11:00
Desenvolvimento Sustentável inicia limpeza de canal na comunidade da Brejal, no bairro da Levada
Desenvolvimento Sustentável inicia limpeza de canal na comunidade da Brejal, no bairro da Levada. Foto: Ascom Sudes

Nesta terça-feira (8), a Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável iniciou um trabalho que irá beneficiar os cerca de oito mil moradores da comunidade da Brejal, no bairro da Levada. A atividade realizada visa retirar diversos materiais descartados de forma irregular pelos próprios ribeirinhos dentro de um canal que passa pela região.

Com um contingente de mais de 15 servidores municipais, foram retiradas: garrafas pet, embalagens de plástico, caixas de papelão, móveis inservíveis, entre outros itens. A previsão é que sejam recolhidos mais de dez toneladas de materiais nos próximos oito dias de trabalho.

Plástico e inservíveis são os materiais mais encontrados no canal. Foto: Ascom Sudes
Plástico e inservíveis são os materiais mais encontrados no canal. Foto: Ascom Sudes

O superintendente da Sudes, Ronaldo Farias explica que o serviço é focado em evitar transtornos para os próprios moradores da região. "É um trabalho que está diretamente ligado ao cidadão que vive as margens do canal, pois, no período de chuvas, esse material acaba indo parar dentro da casa deles. É importante também que eles tenham a consciência de não descartar errado, dentro do córrego, inutilizando todo o trabalho diário da nossa equipe", disse.

Além de melhorar a vida do maceioense, o trabalho minima os transtornos também para o meio ambiente, pois retira materiais que levariam centenas de anos para se decompor e que geram graves danos à natureza. Por exemplo, uma garrafa pet leva cerca de 600 anos; uma caixa de papelão, de seis meses a um ano; e outros tipos de plásticos, precisam de, em média, 450 anos para desaparecer do ambiente.

Além da limpeza do canal, a Superintendência está atuando, desde a semana passada, no Canal do Papódromo, que fica no Vergel do Lago, bairro vizinho.

ALURB

Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana

Rua Cel. Pedro Lima, 69 - Jaraguá;
CEP 57022-220 // Telefone: (82) 3312-5380 | Central de Monitoramento Sudes: 0800 082 2600 / (82) 98802-4834 (Whatsapp) | Informações/Agendamento Parques: (82) 98801-3651
protocolo@alurb.maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h