Desenvolvimento Sustentável começa a usar varredeira elétrica para limpeza da orla

Equipamento é comandando por garis e irá agilizar limpeza da ciclovia e calçadão

Alexandre Vieira/Ascom Sudes 25/12/2022 às 10:58
Desenvolvimento Sustentável começa a usar varredeira elétrica para limpeza da orla
Desenvolvimento Sustentável começa a usar varredeira elétrica para limpeza da orla. Foto: Ascom Sudes

A Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) iniciou, neste fim de semana, o uso de uma varredeira elétrica, equipamento capaz de atuar em diversas superfícies e realizar uma limpeza eficiente, mesmo em áreas extensas. Com isso, os garis passam a utilizar o equipamento na limpeza urbana de espaços como calçadão da orla, ciclovia e praças.

A máquina, que é comandada por um gari, coleta resíduos pela vassoura central para um depósito com capacidade de 135 litros e conta com uma varredeira de sucção que, graças ao seu sistema de filtragem, é capaz de garantir a filtragem total de poeira fina, mesmo na ausência de água, liberando ar limpo no ambiente durante toda a operação.

O equipamento é ecologicamente correto, pois possui todas as suas funções elétricas e o seu ruído reduzido só aparece quando há contato das vassouras no solo, possibilitando, portanto, operação em período diurno e noturno.

Ronaldo Farias, superintendente da Sudes, afirma que Maceió está aperfeiçoando a limpeza urbana, trazendo equipamentos novos e tecnológicos, visando eficiência nos serviços realizados na capital.

"Fizemos uma viagem à São Paulo para conhecer práticas e tecnologias que dão certo em outras capitais do país. Sendo assim, temos muitos planos para Maceió. A cidade merece todo cuidado possível e iremos trabalhar intensamente para que isso seja feito. A varredeira elétrica irá facilitar alguns serviços de limpeza e beneficiar visitantes e maceioenses que buscam nossas beleza naturais", disse.

No final do mês de novembro, a Sudes já havia posto em funcionamento o Caminhão Varredeira, equipamento similar a varredeira elétrica, mas com capacidade de remover do ambiente em que circula areia, folhas, galhos, embalagens descartadas incorretamente pelos transeuntes (como latas de alumínio e sacolas plásticas), entre outros resíduos.

"Foram equipamentos que a gestão da Sudes conheceu em um evento de tecnologia para limpeza urbana. Ambos possuem eficiência e economia nos serviços que realizam, sendo bastante úteis para nós. Trabalharemos para aperfeiçoar ainda mais nossos serviços e manter Maceió cada vez mais preservada", completou o superintendente.

ALURB

Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana

Rua Cel. Pedro Lima, 69 - Jaraguá;
CEP 57022-220 // Telefone: (82) 3312-5380 | Central de Monitoramento Sudes: 0800 082 2600 / (82) 98802-4834 (Whatsapp) | Informações/Agendamento Parques: (82) 98801-3651
protocolo@alurb.maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h