Desenvolvimento Sustentável colabora com atividade de preservação na orla da capital

Em parceria com Sea Shepard Brasil, órgão recolheu materiais descartados de forma irregular, além de realizar educação ambiental com banhistas

Alexandre Vieira/Ascom Sudes 03/02/2023 às 16:52
Desenvolvimento Sustentável colabora com atividade de preservação na orla da capital
Desenvolvimento Sustentável colabora com atividade de preservação na orla da capital. Foto: Ascom Sudes

A Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), em parceria com a Sea Shepard Brasil, instituição que trabalha com a preservação da vida marinha e costeira, esteve na Praia da Avenida, em Jaraguá, para realizar o recolhimento de resíduos e a educação ambiental com quem frequenta a região. A ação foi concluída nesta sexta-feira (3).

A Campanha Ondas Limpas nas Estradas, idealizada pela Sea Shepard Brasil, tem o objetivo sanar a destruição dos habitats feitas pelas ações humanas, que prejudica a vida dos bichos que ali residem. O projeto, que está realizando um estudo sobre o perfil dos resíduos marinhos do Brasil, percorrendo do Chuí ao Oiapoque, tem foco defender baleias, golfinhos, tubarões, pinguins, tartarugas, entre outros, do lixo descartado de forma irregular e da pesca ilegal.

A diretora de Planejamento e Serviços Especiais da Sudes, Kedyna Tavares, comemorou a atividade realizada e reafirma o compromisso em apoiar causas que preservam os espaços da cidade.

"Nós, que realizamos ações assim constantemente, adoramos quando outras instituições surgem com novos projetos de preservação do meio ambiente. Estamos sempre a disposição para atuar e defender a vida marinha, tão importante para o nosso ecossistema", disse.

O resultado da ação foram o recolhimento de diversos quilos de materiais recicláveis como plásticos, metais, vidros, além de itens que não podiam ser reaproveitados como as bitucas de cigarro. Após passar por uma triagem, os resíduos úteis foram encaminhados para as cooperativas parceiras da Prefeitura de Maceió e o restante ao aterro sanitário.

"Infelizmente, ainda é comum encontrar alguns materiais que podem ser reaproveitados jogados de forma irregular, ofendendo o meio ambiente e seus habitantes. Precisamos rever conceitos e atuar ao lado do poder público na preservação da natureza", completou a diretora.

ALURB

Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana

Rua Cel. Pedro Lima, 69 - Jaraguá;
CEP 57022-220 // Telefone: (82) 3312-5380 | Central de Monitoramento Sudes: 0800 082 2600 / (82) 98802-4834 (Whatsapp) | Informações/Agendamento Parques: (82) 98801-3651
protocolo@alurb.maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h