Desenvolvimento Sustentável beneficia mais de dois mil moradores de Maceió com ações de educação ambiental

Bairros das partes alta e baixa da capital foram contemplados pelas atividades

Amanda Lima (estagiária)/Ascom Sudes 29/01/2023 às 14:47
Desenvolvimento Sustentável beneficia mais de dois mil moradores de Maceió com ações de educação ambiental
Desenvolvimento Sustentável beneficia mais de dois mil moradores de Maceió com ações de educação ambiental. Foto: Ascom Sudes

Durante toda a última semana, as equipes de educação ambiental da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) percorreram bairros das partes alta e baixa da capital com ações de educação ambiental. Eles debateram a importância da coleta domiciliar e orientaram sobre o serviço de volumosos. As atividades tiveram início na última segunda-feira (23) e se encerraram na tarde do sábado (28), beneficiando mais de dois mil moradores dos bairros Cruz das Almas, Ponta Verde, Ouro Preto, Riacho Doce, Graciliano Ramos.

Cerca de 20 educadores, entre servidores da Sudes e jovens aprendizes das empresas responsáveis pela coleta domiciliar na capital, visitaram residências e pontos comerciais com orientações sobre os equipamentos públicos disponibilizados pelo órgão para o descarte correto e sobre os malefícios causados pelo despejo inadequado do lixo.

Para Maria Cicera, o que mais gera acúmulo de lixo é o fato dos moradores jogarem fora do dia de coleta. "Eu sempre espero pelo dia e horário da coleta para colocar o lixo na porta e ainda sim, quando percebo que está atrasado eu coloco dentro de casa para não ficar na rua. Mas o pessoal não faz isso e joga fora da lixeira, deixando tudo espalhado", revela a moradora.

José Antônio reforça e relata presenciar diariamente a falta de comprometimento dos moradores com o bem estar na região. "Todos os dias o pessoal joga lixo, aí a caçamba fica cheia e cai no Rio e prejudica nosso bairro", disse.

Kedyna Tavares, diretora de planejamento e serviços especiais da Sudes, afirma que durante este ano as atividades de educação ambiental serão cada vez mais frequentes. "Iremos fortalecer as ações a respeito dos benefícios de manter a cidade limpa e sobre os serviços que disponibilizamos para que os maceioenses possam trabalhar lado a lado com o poder público na preservação do meio ambiente", afirmou.

Brota na Grota

Além da educação ambiental pelos bairros da cidade, os agentes da Sudes também participaram do lançamento do projeto Brota na Grota, maior programa de inovação e inclusão social do Brasil. O programa vai atender mais de 100 grotas espalhadas pela cidade, com ações integradas de 12 secretarias, levando serviços de saúde, infraestrutura, assistência social, esporte, lazer, entre outros.

ALURB

Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana

Rua Cel. Pedro Lima, 69 - Jaraguá;
CEP 57022-220 // Telefone: (82) 3312-5380 | Central de Monitoramento Sudes: 0800 082 2600 / (82) 98802-4834 (Whatsapp) | Informações/Agendamento Parques: (82) 98801-3651
protocolo@alurb.maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h