Desenvolvimento Sustentável atinge 89% de resolução das solicitações relativas à coleta de volumosos

Cidadão pode solicitar o serviço, de forma gratuita, através da Central de Monitoramento

Alexandre Vieira/Ascom Sudes 20/03/2022 às 09:00
Desenvolvimento Sustentável atinge 89% de resolução das solicitações relativas à coleta de volumosos
Equipe da prefeitura faz coleta porta a porta, basta enviar uma solicitação. Foto: Ascom Sudes

Um dos materiais mais encontrados nos mais de 200 pontos crônicos de descarte irregular existentes na cidade, que são mapeados e limpos pela Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), são os "volumosos". O cidadão pode dar o destino adequado para esses itens através da Coleta de Volumosos, feita porta a porta, solicitando à Sudes de forma gratuita.

Descarte irregular desse material é comum na capital. Foto: Ascom Sudes
Descarte irregular desse material é comum na capital. Foto: Ascom Sudes

Este ano, de janeiro até a metade do mês de março, a Sudes recebeu 557 solicitações para o recolhimento de sofás, colchões, guarda-roupas e até vasos sanitários. Destas, 498 demandas foram resolvidas, ocasionando uma taxa de resolução de 89% dos pedidos.

O superintendente da Sudes, Ronaldo Farias, explica que o serviço é essencial para manter inservíveis fora dos pontos de descarte irregular da capital.

"Nossa intenção é contribuir para o fim dos pontos crônicos de despejo inadequado. Então, a Coleta de Volumosos é importante para que esse material fique fora das vias, praças e espaços públicos. O serviço é ofertado gratuitamente para o cidadão que deseja lutar lado a lado com a Prefeitura pela manutenção da limpeza da cidade", disse.

Central de Monitoramento é responsável por registrar as solicitações. Foto: Ascom Sudes
Central de Monitoramento é responsável por registrar as solicitações. Foto: Ascom Sudes

Canais de atendimento

Para a coleta do resíduo volumoso, o cidadão deve ligar para o número 0800 082 2600 ou entrar em contato pelo Whatsapp (82) 98802-4834. Estes são os canais de atendimento da Central de Monitoramento da Sudes, que realiza os agendamentos da coleta.

A partir da solicitação, o recolhimento é realizado na porta do morador, sem custos, em até sete dias úteis.

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