Desenvolvimento Sustentável alerta para descarte correto de lixo

Prática contribui para a proliferação de bichos e doenças

Alexandre Vieira/Ascom Sudes 31/08/2022 às 09:58
Desenvolvimento Sustentável alerta para descarte correto de lixo
Descarte correto de lixo representa cuidado com a saúde. Foto: Ascom Sudes

Descartar o lixo em local irregular, além de ser ilegal, é prejudicial ao meio ambiente e à saúde pública. Maceió conta com ações diárias de limpeza urbana, como a coleta domiciliar, capinação, varrição, pintura de meios fios e mutirões de limpeza, que acontecem aos fins de semana. No entanto, os pontos crônicos de descarte ainda são uma realidade. A Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) possui cerca de 200 áreas mapeadas.

A prática de descarrte irregular acarreta em proliferação de bichos e na propagação de doenças, como a febre tifoide, cólera, leptospirose, dengue, entre outras. Além disso, o despejo inadequado pode obstruir canais e galerias, resultando em alagamentos e transtornos para à população ribeirinha durante o período chuvoso. A Sudes possui uma programação diária de prevenção para minimizar os danos.

Diariamente, equipes trabalham na desobstrução de canais. Foto: Ascom Sudes
Diariamente, equipes trabalham na desobstrução de canais. Foto: Ascom Sudes

Um dos caminhos que pode mudar essa realidade é a educação ambiental. A Superintendência conta com uma equipe que realiza ações para levar esse debate para o cidadão. "É preciso que a população entenda que esse trabalho tem que ser feito em conjunto. Não adianta a Prefeitura limpar, dar todas as condições de manter limpo e as pessoas não colaborarem", disse Ronaldo Farias, superintendente da Sudes.

Outra passo importante é a prática de reciclagem e do reuso. A Prefeitura oferta a coleta seletiva aos maceioenses, que atende, atualmente, cerca de 16 mil residências da capital. O resultado desse trabalho gera renda para mais de 130 famílias envolvidas.

Equipes de educação ambiental orientam cidadãos a respeito do descarte irregular. Foto: Ascom Sudes
Equipes de educação ambiental orientam cidadãos a respeito do descarte irregular. Foto: Ascom Sudes

"Não pedimos nada além da cooperação da população, que não descarte seu resíduo em local inadequado, que disponibilize seu lixo domiciliar apenas nos dias e horários de recolhimento e que pratique a coleta seletiva. Somente assim iremos manter a cidade limpa", completou Farias.

Para conferir os dias e horários da coleta domiciliar, o cidadão pode entrar em contato com a Central de Monitoramento da Sudes através do 0800 082 2600, pelo número 156 ou Whatsapp 98802-4834. Por esses meios também é possível solicitar informações gerais, fazer denúncias ou registrar reclamações.

ALURB

Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana

Rua Cel. Pedro Lima, 69 - Jaraguá;
CEP 57022-220 // Telefone: (82) 3312-5380 | Central de Monitoramento Sudes: 0800 082 2600 / (82) 98802-4834 (Whatsapp) | Informações/Agendamento Parques: (82) 98801-3651
protocolo@alurb.maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h