Covid-19: Prefeitura de Maceió orienta como descartar máscaras e luvas usadas

Redação 31/03/2021 às 08:25
Covid-19: Prefeitura de Maceió orienta como descartar máscaras e luvas usadas

Para evitar a propagação do vírus, alguns cuidados são necessários na hora de descartar equipamentos de proteção

No combate ao coronavírus, as melhores armas são os cuidados de higienização e o uso de equipamentos de proteção individual, como máscaras e luvas, além do isolamento social. Por isso, a Prefeitura de Maceió, através da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), orienta que é importante se atentar a maneira correta de descartar esses materiais.

Devido à pandemia, o consumo desse tipo de material subiu bastante e, consequentemente, o descarte deles também. Dessa forma, o risco de contágio, se descartado de forma irregular, aumenta. Visto isso, a Sudes orienta que esses resíduos não devem ser jogados na rua, pois, além de caracterizar-se crime ambiental, há risco de contaminação. Outra orientação é que não devem ser destinados à coleta seletiva.

Após o uso, a pessoa deve remover sua máscara apenas pelas tiras ou elásticos (evite tocar na superfície externa). Depois de retirá-la, deve-se higienizar as mãos com água e sabão ou com álcool a 70%. Isso também serve para o pós-uso das luvas. Antes de jogar diretamente na lixeira, é recomendado à toda população, incluindo aos estabelecimentos comerciais em geral, o cumprimento das seguintes diretrizes:

  • Os sacos para esse tipo de resíduo devem ser preenchidos até, no máximo, 2/3 (dois terços) da sua capacidade (nunca encher completamente);
  • Para embalar esses materiais, o saco deve ser fechado, colocado em outro saco e fechado novamente;
  • Os resíduos devem ser mantidos em sacos e dentro de lixeiras, fechados até o momento da coleta.

Caso o cidadão esteja com suspeita de Covid-19 ou diagnóstico positivo, deve seguir as regras supracitadas, separar e identificar todos os seus resíduos gerados. Além disso, deve manter o material em um local separado, fora da cozinha e áreas de convívio. Agindo dessa maneira, os trabalhadores da coleta domiciliar poderão se precaver ainda mais ao manusear esses objetos. Todos os resíduos devem ser encaminhados nos dias e horários determinados pela empresa responsável pelo recolhimento.

“O descarte correto de máscaras e luvas são fatores primordiais para que possamos compreender o momento que estamos passando e como nosso planeta pede que sejamos mais gentis com ele. Como as máscaras serão nossas companheiras por muito tempo, saber descartá-las é importante para ajudar a preservar o meio ambiente e controlar a pandemia. Também temos que preservar nossos coletores de resíduos, profissionais que estão na linha de frente, fazendo serviço essencial na coleta domiciliar”, completou o Superintendente da Sudes, Ivens Tenório.

Alexandre Vieira / Ascom Sudes

SUDES

Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável

Rua Cel. Pedro Lima, 69 - Jaraguá;
CEP 57022-220 // Telefone: (82) 3312-5380 | Central de Monitoramento Sudes: 0800 082 2600 / (82) 98802-4834 (Whatsapp) | Informações/Agendamento Parques: (82) 98801-3651
protocolo@sudes.maceio.al.gov.br

Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h