Comitiva encerra viagem para conhecer práticas que irão aperfeiçoar a limpeza urbana de Maceió

Grupo visitou as cidades de Brasília e Curitiba, referências em técnicas sustentáveis

Alexandre Vieira/Ascom Sudes 11/07/2022 às 11:24
Comitiva encerra viagem para conhecer práticas que irão aperfeiçoar a limpeza urbana de Maceió
Comitiva encerra viagem para conhecer práticas irão aperfeiçoar a limpeza urbana de Maceió. Foto: Ascom Sudes

Se encerrou na última sexta-feira (08), na cidade de Curitiba, a viagem da comitiva da Prefeitura de Maceió para conhecer novas práticas que poderão ser implantadas para aperfeiçoar a limpeza urbana na capital alagoana. Formada pela diretora de planejamento Kedyna Tavares e a coordenadora de cooperativas Virgínia Lucena, o grupo já havia visitado Brasília no início da última semana, outro logradouro referência no assunto.

Visita a Secretaria de Meio Ambiente de Curitiba. Foto: Ascom Sudes
Visita a Secretaria de Meio Ambiente de Curitiba. Foto: Ascom Sudes

No DF, após conhecer o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) e a Central das Cooperativas de Trabalho de Materiais Recicláveis Francisco de Assis (CENTCOOP), além da Associação Recicle a Vida, a comitiva chegou a Curitiba-PR na manhã da última quinta-feira (07) e logo foi recebida Gerente da Educação Ambiental e Coordenadora do Programa Ecocidadão, Leila Zem, na Secretaria de Meio Ambiente da cidade.

Na Secretaria, foram compartilhadas informações sobre programas, projetos e ações de educação ambiental, Associação de Catadores de materiais recicláveis do Programa Ecocidadão e o Família Folhas. Leila Zem afirma que essa troca de experiência é algo inédito e que a Prefeitura de Curitiba tem interesse de conhecer as ações da prefeitura de Maceió.

"Na troca de materiais educativos, usados na conscientização e educação ambiental, notamos que a Prefeitura de Maceió está de parabéns pelo que é abordado. Com isso, pretendemos replicar alguns modelos na próxima campanha que fizermos", disse.

Visita a associações de catadores Corbelia e Acuba.
Visita a associações de catadores Corbelia e Acuba.

No mesmo dia, o grupo visitou a Associação Corbelia, que contribui no desenvolvimento da coleta de seletiva em Curitiba. A cidade conta com 40 associações de catadores, que coletam, realizam a triagem e a comercialização dos resíduos da coleta seletiva.

A Associação Acuba também foi ponto de parada do grupo. No local, foram recebidos pela presidente Iva Pierrotti, que contou que nunca receberam visita de técnicos de outro estado, fato que a deixou feliz.

Operação Câmbio Verde será implantado em Maceió. Foto: Ascom Sudes
Operação Câmbio Verde será implantado em Maceió. Foto: Ascom Sudes

O dia foi concluído conhecendo a Operação Câmbio Verde, projeto que funciona com o objetivo de criar na população o hábito de separar os resíduos, sensibilizar a comunidade para a destinação correta, além de promover os pequenos produtores. A execução do projeto se dá da seguinte maneira: a cada 4 quilos de materiais recicláveis entregues, o cidadão tem direito a 1 quilo de produtos hortifrutis.

Visita ao Departamento de Limpeza Pública. Foto: Ascom Sudes
Visita ao Departamento de Limpeza Pública. Foto: Ascom Sudes

Na sexta-feira (08), o grupo foi até o Departamento de Limpeza Pública para entender a operação dos serviços de limpeza no município e, na troca de experiências, poder aperfeiçoar a eficiência dos serviços realizados na nossa capital. Alguns dos temas abordados foram limpeza dos rios e canais, aterro sanitário, os serviços de coleta e transporte de resíduos e a fiscalização.

Equipamento já disponibilizado pela Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), os Ecopontos de Curitiba também foram visitados, tendo em vista a possibilidade de aprender com seu funcionamento e avançar em melhoramentos nos nossos.

Visita para conhecer o funcionamento dos Ecopontos em Curitiba. Foto: Ascom Sudes
Visita para conhecer o funcionamento dos Ecopontos em Curitiba. Foto: Ascom Sudes

"O setor de planejamento e serviços especiais da Sudes irá estudar a melhor estratégia para adequar à realidade do nosso município e elaborar os projetos com objetivo de propiciar o estímulo às práticas solidárias da coleta seletiva", afirma Virgínia Lucena, coordenadora de supervisão de cooperativas e recicláveis.

"A visita a Secretaria de Meio Ambiente de Curitiba nos traz informações importantes e relevantes para que possamos aprimorar os serviços de limpeza urbana em Maceió. O momento oportunizou também a visita in loco a sede de barracões das associações de catadores para conhecimento da operação e funcionamento desses empreendimentos que recebem os materiais recicláveis provenientes da coleta seletiva do município e realizam a triagem e comercialização dos resíduos", completou Kedyna Tavares, diretora de planejamento e serviços especiais da Sudes.

Novas práticas serão adequadas e implantadas de acordo com as necessidades de Maceió. Foto: Ascom Sudes
Novas práticas serão adequadas e implantadas de acordo com as necessidades de Maceió. Foto: Ascom Sudes

A visita as cidades de Brasília e Curitiba foi um pedido do prefeito de Maceió, JHC, onde o principal objetivo era estudar o desempenho do município no que se refere aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, estando a capital paranaense pioneira em muitas ações de planejamento.

ALURB

Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana

Rua Cel. Pedro Lima, 69 - Jaraguá;
CEP 57022-220 // Telefone: (82) 3312-5380 | Central de Monitoramento Sudes: 0800 082 2600 / (82) 98802-4834 (Whatsapp) | Informações/Agendamento Parques: (82) 98801-3651
protocolo@alurb.maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h