Coleta Seletiva é Massa recolhe 7 toneladas de materiais em três dias de shows do Verão Massayó

Trabalho realizado pelas cooperativas gera renda para mais de 140 famílias em Maceió

Alexandre Vieira/Ascom Sudes 15/01/2023 às 16:03
Coleta Seletiva é Massa recolhe 7 toneladas de materiais em três dias de shows do Verão Massayó
Campanha Coleta Seletiva é Massa recolhe mais de 6 toneladas de materiais em três dias de show do Verão Massayó. Foto: Jonathan Lins/Secom Maceió

Elaborada pela Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), a campanha Coleta Seletiva é Massa tem o objetivo de manter o ambiente Verão Massayó confortável e limpo para que os cidadãos aproveitem a festa. O trabalho realizado pelas cooperativas Catamundaú, Cooprel Antares e Cooprel Benedito Bentes, que atuaram nos primeiros três dias de shows, resultou em 7 toneladas de recicláveis recolhidos.

Além de coletar diversas garrafas de plástico, latinhas de metal, papelão e embalagens em geral, o trabalho realizado pelas cooperativas também gera renda para mais de 140 famílias de cooperados em Maceió.

Jean Pierre, um dos maceioenses que aproveitou as atrações do Verão Massayó, diz que a iniciativa da Prefeitura ajuda a ativar a consciência de preservação do meio ambiente.

"Creio que a ação realizada pela Prefeitura tem o intuito de trazer benefícios não só para os dias de hoje, mas também para o futuro. Além disso, essa atividade gera uma renda extra para os trabalhadores e deixa as pessoas mais conscientes de suas obrigações com o material reciclável", afirmou.

A diretora de planejamento e serviços especiais da Sudes, Kedyna Tavares, destaca a importância dessa participação, tendo em vista os benefícios gerados para as cooperativas e também para o meio ambiente.

"As cooperativas têm papel importante na limpeza de nossa cidade e isso nem sempre é valorizado. No Verão Massayó, a Prefeitura deu destaque e achou uma oportunidade delas contribuírem para que a festa fique ainda mais linda. Dessa forma, o meio ambiente agradece a destinação correta dos materiais que é feita pelos catadores e essa ação ainda ajuda a sustentar mais de 140 famílias envolvidas", disse.

Uma das cooperadas que trabalhou durante o primeiro dia de shows, Erenilda do Santos afirma que o trabalho realizado por eles ajuda a preservar a natureza.

"O trabalho gera renda para nós e todos os catadores são ajudados. Muitos dependem desse serviço, então se torna muito importante. Fora isso, a gente ainda ajuda a preservar a natureza retirando o material reciclável".

A campanha Coleta Seletiva é Massa termina sua participação neste domingo (15), no último dia de atrações, com o trabalho sendo realizado por outras duas cooperativas parceiras da Prefeitura, a Coopvila e a Cooplum.

Além do trabalho com as cooperativas, a Sudes também preparou um esquema especial para a limpeza antes, durante e depois de cada dia de shows, onde 32 garis estão atuando na manutenção da limpeza do ambiente. Após o fim de cada dia, 20 agentes fazem a higienização, com o apoio de um caminhão pipa e um compactador, deixando a área pronta para o próximo dia de apresentações.

"Mesmo com o recolhimento dos recicláveis, muito material ainda está sendo encaminhado para o aterro. É uma quantidade enorme de lixo gerado, e isso precisa ser repensado por cada gerador, adotando um copo durante os eventos ou procurando um local que seja adequado para o descarte", completou a diretora.

ALURB

Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana

Rua Cel. Pedro Lima, 69 - Jaraguá;
CEP 57022-220 // Telefone: (82) 3312-5380 | Central de Monitoramento Sudes: 0800 082 2600 / (82) 98802-4834 (Whatsapp) | Informações/Agendamento Parques: (82) 98801-3651
protocolo@alurb.maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h