Coleta de volumosos coíbe o descarte irregular de materiais inservíveis

Cidadão pode solicitar, de forma gratuita, através da Central de Monitoramento

Alexandre Vieira/Ascom Sudes 13/11/2022 às 10:30
Coleta de volumosos coíbe o descarte irregular de materiais inservíveis
Coleta de volumosos coíbe o descarte irregular de materiais inservíveis. Foto: Ascom Sudes

Diariamente, a Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) realiza a limpeza nos mais de 180 pontos crônicos de descarte irregular mapeados pela Prefeitura de Maceió. Entre os materiais encontrados com mais frequência, estão os chamados “volumosos”. O cidadão pode dar o destino adequado para esses itens através do serviço de Coleta de Volumosos, feita porta a porta, solicitando à Sudes de forma gratuita.

Entre os principais itens descartados irregularmente pela população em praças e vias públicas estão sofás, colchões, guarda-roupas e até vasos sanitários. Ronaldo Farias, superintendente da Sudes, explica que o serviço ajuda a manter esses objetos fora das regiões de descarte irregular e, com isso, contribui para a redução dos pontos crônicos.

“Um dos grandes problemas encontrados pela Sudes em nossas vias públicas são os resíduos volumosos. Nós fazemos a limpeza diariamente nos 180 pontos crônicos de descarte irregular mapeados pelo órgão e ainda encontramos muito esse tipo de material. Dessa forma, a alternativa para o cidadão é a coleta de volumosos, ofertada gratuitamente. A intenção é trazer a população para o nosso lado nessa luta pela limpeza da cidade”, disse.

Foto: Ascom Sudes
Foto: Ascom Sudes

A principal opção ofertada pela Sudes para o descarte do material inservível é o Ecoponto. Maceió possui cinco locais como este (confira o endereço ao final do texto) situados na parte alta e baixa da cidade. Além do volumoso, o equipamento também recebe restos de poda de árvore e resíduos da construção civil (até 1 metro cúbico/dia).

Como solicitar - Para a coleta do resíduo volumoso, o cidadão deve ligar para o número 0800 082 2600, pelo número 156 ou entrar em contato pelo Whatsapp 98802-4834. Estes são os contatos da Central de Monitoramento da Sudes, que funciona de segunda a sexta, das 08 às 17h, e que realiza os agendamentos da coleta.

A partir da solicitação, o recolhimento é realizado na porta do morador, sem custos, em até sete dias úteis.

Endereço Ecopontos:

Pajuçara: Rua Campos Teixeira, n°476;

Tabuleiro: Rua Botafogo, por trás do Posto de Saúde Dr. Ib Gatto Falcão;

Dique Estrada: Av. Governador Teobaldo Barbosa – Vergel do Lago;

Santa Lúcia: Avenida Oswaldo Ramos, 912 – Jardim Petrópolis;

Santa Maria: Av. Lourival Melo Mota, Conjunto Santa Maria, s/n – Cidade Universitária

ALURB

Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana

Rua Cel. Pedro Lima, 69 - Jaraguá;
CEP 57022-220 // Telefone: (82) 3312-5380 | Central de Monitoramento Sudes: 0800 082 2600 / (82) 98802-4834 (Whatsapp) | Informações/Agendamento Parques: (82) 98801-3651
protocolo@alurb.maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h