Brota na Grota: após quatro semanas, beneficiados por ações da Sudes ultrapassam os 50 mil

Serviços de limpeza e educação ambiental foram realizados nas grota do Pau D'arco, do Ary, do Rafael e do Aterro

Alexandre Vieira/Ascom Sudes 03/03/2023 às 11:54
Brota na Grota: após quatro semanas, beneficiados por ações da Sudes ultrapassam os 50 mil
Beneficiados por ações da Sudes no Brota na Grota ultrapassam os 50 mil. Foto: Juliete Santos/Secom Maceió

Com serviços de limpeza e de educação ambiental, a Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) beneficiou, nas últimas quatro semanas, 51 mil maceioenses através do Brota na Grota, o maior programa de inovação e inclusão social do Brasil, atuando nas grotas do Pau D'arco, no Feitosa, do Aterro, no Barro Duro, e nas grotas do Ary e do Rafael, ambas no Jacintinho.

Nestes locais, a Sudes realizou orientações ambientais com os moradores na modalidade porta a porta e também dentro do estande, e a apresentação de brinquedos recicláveis, produzidos com materiais que seriam descartados de forma irregular, responsáveis pela diversão da criançada. Além disso, animais taxidermizados do Parque Municipal, estiveram presentes em uma exposição sobre a flora da reserva.

Juliana Oliveira, 13 anos, se divertiu com um jogo de tabuleiro produzido com plástico e papelão reutilizados. "Não sabia que era tão fácil de fazer. Eu tenho alguns materiais assim em casa e agora vou produzir meu próprio brinquedo para jogar com meus amigos", disse.

A Sudes também realizou limpeza nas grotas. Nas quatro regiões foram mais de 30 toneladas de resíduos, descartados de forma irregular pela própria população, coletadas e encaminhadas para a destinação correta.

A diretora de espaços públicos da Sudes, Iracely Pinho, explicou que o órgão trabalhou para levar diversos benefícios para os moradores das grotas atendidas. "São várias Secretarias unidas para transformar a vida dessas pessoas. Nós, da Sudes, estamos trazendo conhecimento para que as pessoas possam continuar preservando a grota que vivem mesmo quando não estivermos", afirmou.

Cristiane Silva, uma das beneficiadas com as ações da Sudes, revelou que nunca havia visto uma série de atividades sendo realizadas na grota que reside.

"Isso é uma novidade para mim. Acredito que para a maioria das pessoas que residem nas grotas também seja. É muito bom ver essa mobilização da Prefeitura, que traz vários serviços e nos ajuda a ter uma vida melhor", contou.

Fora a limpeza dos espaços públicos e educação ambiental porta a porta, o órgão também tem atuado no plantio de mudas de árvores nativas e ornamentais, além da poda de árvores e galhos, que passam por inspeções técnicas, e são avaliadas com risco de queda e possíveis acidentes.

Em algumas das grotas visitadas, a superintendência transformou antigos pontos de lixo em áreas sustentáveis, fazendo o uso de pneus reutilizados e aplicação de brita, criando um novo espaço de convívio para a população que reside nessas grotas.

As ações do Brota na Grota irão continuar por todo o mês de março. A partir da próxima segunda-feira (6), as equipes da Sudes estarão na Grota Nascença e da Cerâmica, ambas no Tabuleiro. Posteriormente, mais duas comunidades da capital serão selecionadas para receber o programa.

ALURB

Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana

Rua Cel. Pedro Lima, 69 - Jaraguá;
CEP 57022-220 // Telefone: (82) 3312-5380 | Central de Monitoramento Sudes: 0800 082 2600 / (82) 98802-4834 (Whatsapp) | Informações/Agendamento Parques: (82) 98801-3651
protocolo@alurb.maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h