Ações da Prefeitura já recuperaram dez pontos crônicos de lixo da capital

Redação 07/09/2021 às 09:00
Ações da Prefeitura já recuperaram dez pontos crônicos de lixo da capital

Atividades envolvem educação ambiental, limpeza de resíduos e plantio de mudas de árvores

A Prefeitura de Maceió segue no combate contra o descarte irregular. Por isso, desenvolve ações de educação ambiental, limpeza de resíduos e plantio de mudas de árvores nativas em toda capital. De janeiro até agora, mais de 550 toneladas de lixo foram recolhidos nos dez pontos crônicos recuperados. Além disso, 500 mudas de árvores foram plantadas neles, devolvendo-os à população como locais sustentáveis.

10 bairros foram beneficiados com a ação de recuperação. Foto: Ascom Sudes
10 bairros foram beneficiados com a ação de recuperação. Foto: Ascom Sudes

Mais de 60 profissionais da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) estiveram envolvidos nas ações que levaram mais conforto e bem-estar aos residentes dos bairros Benedito Bentes, Vergel do Lago, Jacintinho, Jatiúca e Serraria. Além desses, Prado, Ponta Grossa, Antares, Eustáquio Gomes e Santos Dumont também foram atendidos.

Ao todo, mais de 6 mil moradores que residem nos entornos desses pontos de lixo foram beneficiados com as ações.

O superintendente da Sudes, Ivens Peixoto afirma que o órgão pretende atingir mais localidades que necessitam de intervenções. “Atualmente, temos mais de 180 pontos crônicos de descarte irregular espalhados pela cidade. Conseguimos recuperar alguns, mas nossa meta é atingir mais pessoas e devolver para elas espaços públicos mais sustentáveis”, disse.

Desde o início da gestão, em janeiro, já foram retirados mais de 150 mil toneladas de resíduos sólidos em todos os pontos de lixo mapeados pela Superintendência.

Kedyna Tavares, diretora de planejamento e serviços especiais da Sudes, destaca que, além da limpeza e plantio, a educação ambiental tem papel importante nas comunidades.

“Nossos educadores vão de porta em porta orientando e dialogando com o cidadão para que ele tome conta da sua região, faça denúncias, evite o descarte irregular. Somente educando, vamos conseguir ter a população como nossa aliada na tentativa de transformar Maceió em um local mais sustentável”, afirmou.

Alexandre Vieira/Ascom Sudes

SUDES

Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável

Rua Cel. Pedro Lima, 69 - Jaraguá;
CEP 57022-220 // Telefone: (82) 3312-5380 | Central de Monitoramento Sudes: 0800 082 2600 / (82) 98802-4834 (Whatsapp) | Informações/Agendamento Parques: (82) 98801-3651
protocolo@sudes.maceio.al.gov.br

Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h