Ação integrada de secretarias garante infraestrutura e áreas de lazer em grota de Maceió

Grota José Miguel, na Chã da Jaqueira, vai receber escadarias, rampas e áreas de convivência

Deborah Freire/Secom Maceió 12/11/2022 às 10:30
Ação integrada de secretarias garante infraestrutura e áreas de lazer em grota de Maceió
Novos acessos à grota garantem segurança e inclusão para a comunidade. Foto: Gabriel Moreira/Secom Maceió

Região vulnerável, entre os bairros Chã da Jaqueira e Petrópolis, na parte alta de Maceió, a Grota José Miguel tem ganhado melhorias importantes para garantir acessibilidade e espaços de interação e lazer aos moradores.

Em uma ação integrada de secretarias para beneficiar as grotas de toda a capital, a Prefeitura de Maceió identificou a necessidade de construir escadarias e rampas em três pontos da comunidade e, ainda, revitalizar o córrego por onde passa a água da chuva das galerias pluviais da região.

A partir do projeto para as obras de infraestrutura surgiu a proposta de criar espaços de lazer para os moradores.

De acordo com o gerente de Zeladoria de Grotas, Radson Oliveira, as escadarias e acessos existentes na localidade estavam degradados ou nem tinham infraestrutura. Na região, que liga a comunidade ao bairro Petrópolis, a escadaria era estreita, com degraus desnivelados e alguns quebrados, além de não ter corrimão.

No período de chuva, toda a água que caía na parte mais alta descia junto com o lixo e o barro e deixava o local inacessível. Quem se arriscava a passar, corria o risco de cair em um córrego na parte mais baixa. Os moradores relatam que muitos acidentes já foram registrados e um deles resultou até em morte.

Por isso, a Zeladoria junto à Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), reformou toda a escada, instalou um poço de visita e uma galeria para direcionar a água da chuva. Será instalado um corrimão, além de fazer toda a pavimentação da entrada da comunidade, que atualmente é de barro. O Beco José Miguel, onde juntava água de esgoto das casas, também começou a ser revitalizado. A previsão é de conclusão desta etapa da obra em 20 dias.

No córrego de 220 metros de extensão, que fica na parte mais baixa da grota, serão colocadas tampas de concreto para evitar acidentes e deixar o ambiente mais salubre. E seguindo da região onde fica o córrego, em direção à Comunidade Boa Vista, será construída outra escada com previsão de início no próximo mês.

Cícero Lira, morador da região há 20 anos, sabe bem a importância da intervenção do Município por lá. Ele conta que a escada antiga tinha sido feita pela população e os degraus eram desnivelados. Além disso, ele lembra dos inúmeros acidentes que testemunhou.

Cícero mora na região há 20 anos e já presenciou muitos acidentes na escadaria. Foto: Gabriel Moreira/Secom Maceió
Cícero mora na região há 20 anos e já presenciou muitos acidentes na escadaria. Foto: Gabriel Moreira/Secom Maceió

“Era um degrau mais alto que o outro e a chuva foi destruindo. Entrava água na minha casa. No tempo de chuva, descia barro, lama, tudo. Para descer, a gente ia se segurando, mas quando não dava, caía na valeta. Agora vai ficar bom, porque vai cobrir o córrego, vai proteger muito, está ficando decente”, comemora.

Moradora do Beco José Miguel, Thaís dos Santos diz que o local era cheio de buracos e canos quebrados e que, quando chovia, além da água da chuva acumulada, tinha o esgoto. Com a obra que vai refazer o acesso, o problema será resolvido.

“Agora está ficando ótimo. Tava precisando, porque aqui passa moto direto. É o que danifica”, afirma.

Rampa dá acesso a entregadores de alimentos e outros produtos

No acesso à Grota José Miguel pela Ladeira da Chã da Jaqueira, outra escadaria também já está em fase de conclusão. Além dos degraus, foi feita uma rampa lateral para a passagem de motos e bicicletas, para que os moradores possam receber compras de mercadinhos e outros estabelecimentos. Será instalado também o corrimão e um muro de contenção na barreira para garantir mais proteção a quem passa no local. E por último, os novos equipamentos receberão a pintura.

De acordo com Samuel Santos, que também é gerente de Zeladoria de Grotas do Município, a partir da próxima semana, o córrego que corta toda a comunidade vai começar a receber as placas. Antes, a Superintendência de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) realizará a limpeza e desobstrução, inclusive das galerias, para prevenir entupimentos. A medida vai garantir não só a limpeza, mas a segurança da região.

“Nós temos casos de crianças que caíram, de um colaborador da Sudes que caiu e quebrou o braço, pessoas de moto já se acidentaram. É uma questão de segurança para essa população, que ficou desassistida ao longo dos anos, e a gente agora está trazendo uma nova esperança, com a revitalização e acessibilidade”, reforça.

Edineide Rosendo, mãe de Cauã, 7 anos, revela que mora no local há 15 anos e nunca tinha visto nenhuma intervenção do poder público por lá.

“Meu filho tinha três anos quando estava brincando, escorregou e caiu no córrego. Nesse tempo, nada foi feito pra dar mais segurança à gente. Só agora a Prefeitura chegou junto”, ressalta.

Espaço de lazer e convivência atenderá crianças e adultos

Com as melhorias estruturais da Grota José Miguel, a Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel) identificou a possibilidade de criar um espaço de lazer e convivência para os moradores.

No lugar onde hoje fica o córrego serão colocadas as placas de concreto e, por cima delas, será aplicada terra e grama. O ambiente vai receber equipamentos de futmesa, totó, balanços e mesas em concreto para que crianças, adultos e idosos possam ter mais interação e momentos de lazer.

De acordo com o secretário de Esporte e Lazer, Francelino Amaro, a Semtel tem visitado as grotas de Maceió e identificou a grande necessidade de promover espaços de convivência para as crianças e os idosos. A proposta é fazer um trabalho de inclusão em todas as comunidades da periferia da capital.

“Aqui na José Miguel vamos fazer pequenas quadras com futmesa, mesas de concreto, totó, balanços. Vamos dar mais dignidade à comunidade, estimular as crianças a interagir, sair da ociosidade. Elas vão ter uma área para brincar sem risco de cair e se machucar. Esse trabalho nas grotas é de uma importância tremenda e é uma demanda do prefeito JHC para melhorar a vida dessas pessoas”, destaca.

Os colegas Pedro e Cauã, ambos de 7 anos, já estão ansiosos para ver as mudanças. Hoje eles já brincam no local, mas o risco de acidente no córrego é grande. Com a obra concluída, o perigo deixará de existir.

ALURB

Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana

Rua Cel. Pedro Lima, 69 - Jaraguá;
CEP 57022-220 // Telefone: (82) 3312-5380 | Central de Monitoramento Sudes: 0800 082 2600 / (82) 98802-4834 (Whatsapp) | Informações/Agendamento Parques: (82) 98801-3651
protocolo@alurb.maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h