Superintendente da SMTT de Maceió participa de evento nacional sobre transporte público

Experiências foram acompanhadas para analisar as melhores intervenções para a capital alagoana

Ascom SMTT 13/08/2022 às 08:30
Superintendente da SMTT de Maceió participa de evento nacional sobre transporte público
Superintendente, André Costa, conheceu o BRT de Sorocaba. Foto: SMTT

O superintendente municipal de Transportes e Trânsito de Maceió, André Costa, participou nos dias 9 a 11 de agosto, em São Paulo, da 35ª edição do Seminário Nacional da Associação de Empresas de Transportes Urbanos (NTU) 2022. O encontro teve como tema principal “Novas regras para o transporte coletivo urbano: mais qualidade e tarifa mais acessível”.

O evento abordou a proposta do novo marco legal para o transporte público coletivo urbano, com foco no financiamento, com a separação entre tarifa pública e tarifa de remuneração, subsídios e fontes extratarifárias para o custeio do serviço.

Inovação e tecnologia marcaram a programação das atividades. Foto: SMTT
Inovação e tecnologia marcaram a programação das atividades. Foto: SMTT

Em paralelo ao seminário, que também contou com a participação da diretora do Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM), Paula Isanelle, ocorreu simultaneamente a LAT.BUS Transpúblico, a Feira Latino-americana do Transporte, e a 112ª reunião do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana.

As atividades apresentaram discussões sobre os desafios para o transporte público coletivo no Brasil e as alternativas para melhoria na mobilidade urbana, com sistemas inteligentes de transporte (ITS) e novidades sobre meios de pagamentos.

Superintendente da SMTT de Maceió , André Costa; presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros de Maceió (Sinturb), Guilherme Borges;  Diretor operacional do BRT Sorocaba, Manoel Ferreira e Renato Gianolla, Consultor da Oficina Consultores. Foto: SMTT
Superintendente da SMTT de Maceió , André Costa; presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros de Maceió (Sinturb), Guilherme Borges; Diretor operacional do BRT Sorocaba, Manoel Ferreira e Renato Gianolla, Consultor da Oficina Consultores. Foto: SMTT

Na ocasião, os integrantes da SMTT também visitaram o BRT de Sorocaba. Uma experiência exitosa na cidade paulista que tem proporcionado ganhos no tempo de viagem e na satisfação dos usuários do transporte público.

O titular da SMTT destacou o quanto Maceió tem desenvolvido um trabalho responsável com o transporte público coletivo.

“A redução da passagem, no início da gestão, e a manutenção da tarifa para a população, no valor de R$ 3,35 demonstram o compromisso com os cidadãos. Uma medida que só pode ser mantida pela política governamental de subsídio ao transporte público adotada pelo Município. O que assegura para os maceioenses outros benefícios, como o Passe Livre Estudantil e o Domingo é Livre, marcos no trabalho do prefeito JHC, que vê a mobilidade como um dos pilares da administração para o povo”, ressaltou Costa.

Já o diretor operacional do BRT Sorocaba, Manoel Ferreira, explicou o resultado de uma das análises no sistema da cidade paulista.

“Eu tenho uma linha que faz a ligação norte-sul da cidade, onde antes do BRT , o tempo estimado de viagem era uma hora e 20 minutos, uma hora e vinte e cinco. Hoje, eu consigo fazer essa viagem e entregar para a população, em no máximo 55 minutos. Uma economia entre ida e volta, no mínimo uma hora do seu dia em tempo de deslocamento”, afirmou.

Representantes da SMTT, André Costa e Paula Isanelle, conheceram experiências nacionais. Foto: SMTT
Representantes da SMTT, André Costa e Paula Isanelle, conheceram experiências nacionais. Foto: SMTT

A diretora do SIMM destacou o quanto um evento desse porte favorece uma avaliação técnica ampla, para verificar as melhores intervenções em âmbito regional.

“Conhecer outras experiências favorece uma análise minuciosa dos sistemas implantados em outras cidades. Diante disso, permite avaliar qual modelo será o melhor para Maceió, com as especificidades locais da capital alagoana. Para que os usuários sejam beneficiados com as intervenções”, destacou Paula Isanelle.

DMTT

Departamento Municipal de Transportes e Trânsito

Avenida Durval de Góes Monteiro, 829 - Tabuleiro do Martins
CEP 57061-000 // Telefone: (82) 3312-5330.
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.