SMTT vai instalar semáforos inteligentes no principal corredor de transporte da capital

Iniciativa é válida para contribuir diretamente com a segurança no trânsito e melhorias na mobilidade urbana

Thiago Gomes / Secom Maceió 06/09/2022 às 10:04
SMTT vai instalar semáforos inteligentes no principal corredor de transporte da capital
Chamada de 'semaforização inteligente', os equipamentos serão implantados nas avenidas Durval de Góes Monteiro e Fernandes Lima. Foto: Idalécio Lucas / Ascom SMTT

O principal corredor de transporte de Maceió (as avenidas Durval de Góes Monteiro e Fernandes Lima) vai ter a instalação de semaforização inteligente. Ao longo destas vias serão 30 intersecções de semáforos, iniciando no viaduto da antiga PRF, na parte alta, até a Praça do Centenário, no bairro do Farol.

A Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) informou que os equipamentos são auto-adaptativos, com câmeras que contam, em tempo real, a quantidade de veículos nas vias de um cruzamento e um algoritmo que calcula o melhor tempo de semáforo, incluindo uma sincronização com os demais trechos do corredor.

O valor total do investimento é de R$ 7,2 milhões. O montante já inclui a manutenção do serviço durante três anos, sem custos para a prefeitura. Os equipamentos serão doados pela Braskem e passam a pertencer ao município.

Estudos da SMTT apontam um ganho de até 30% no tempo de viagem por este trajeto, comparando a estimativa de tempo de viagem feita antes do afundamento dos bairros, quando havia o eixo do bairro de Bebedouro.

DMTT

Departamento Municipal de Transportes e Trânsito

Avenida Durval de Góes Monteiro, 829 - Tabuleiro do Martins
CEP 57061-000 // Telefone: (82) 3312-5330.
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.