SMTT recebe representantes da Associação dos Cegos de Alagoas para tratar acessibilidade no transporte público

Órgão apresentou resoluções para todas as pautas apresentadas

Ascom SMTT 17/10/2022 às 14:03
SMTT recebe representantes da Associação dos Cegos de Alagoas para tratar acessibilidade no transporte público
Reunião tratou sobre acessibilidade nos transportes públicos. Foto: Evinho Silva/Ascom SMTT

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) recebeu nesta segunda-feira (17), na sede do órgão, a Associação de Cegos de Alagoas (Acal) para debater demandas relacionadas à acessibilidade que envolvem o transporte público da cidade de Maceió.

Entre as reivindicações solicitadas pelos representantes estão a implantação de sonorização dentro dos ônibus que avisem os locais das paradas e nos semáforos, um veículo disponibilizado pelo órgão para garantir o deslocamento dos associados até a instituição, reforço nas linhas de ônibus, implantação de piso tátil que identifique os pontos de ônibus para as pessoas cegas.

A maior parte das demandas já estavam incluídas nas pautas do órgão, como as sonorizações, mas dependiam do contrato de licitação da semaforização. Neste ano, um contrato de sinalizações semafóricas foi firmado, o que já não ocorria desde 2017.

"Todos os nossos projetos já contam com a garantia da acessibilidade, como as reformas nos terminais do Eustáquio Gomes e do Village. Além do nosso encontro de hoje continuaremos o contato com a associação para acompanhar as solicitações e manter a proximidade com a comunidade", relatou o titular da SMTT, André Costa.

O aplicativo Cittamobi Acessibilidade já realiza o aviso das paradas selecionadas até o local desejado pelo usuário e o superintendente da SMTT, André Costa, garantiu um encontro com o criador do aplicativo, engenheiro de software Luiz Porto, para explicar o funcionamento do aplicativo.

O Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM) irá realizar um levantamento dos locais mais acessados por deficientes visuais, através da utilização do Cartão Especial.

Presidente da Associação de Cegos de Alagoas, Manoel Messias. Foto: Evinho Silva/Ascom SMTT
Presidente da Associação de Cegos de Alagoas, Manoel Messias. Foto: Evinho Silva/Ascom SMTT

Manoel Messias é presidente da Acal e falou sobre a importância da reunião. "Encontros como este servem para melhorar a acessibilidade na cidade. Nós que somos cegos e andamos sozinhos, encontramos muitas dificuldades para nos locomover", disse.

Livio Lima, secretário Municipal de Infraestrutura, também esteve presente na reunião. Ele ouviu algumas pautas destinadas à pasta e garantiu a possibilidade de implantação dos pisos táteis, e enfatizou que assim como na orla, as novas obras já estão sendo implantadas com acessibilidade.

Participantes da reunião. Foto: Evinho Silva/Ascom SMTT
Participantes da reunião. Foto: Evinho Silva/Ascom SMTT

O encontro também contou com a presença do tesoureiro da Acal, Alexandro Oliveiro e do secretário, Jefferson Fidelis, com o superintendente adjunto da SMTT, Assis Constantino, a diretora do SIMM, Paula Isanelle e o diretor de Obras Viárias, Luciano Martins.

DMTT

Departamento Municipal de Transportes e Trânsito

Avenida Durval de Góes Monteiro, 829 - Tabuleiro do Martins
CEP 57061-000 // Telefone: (82) 3312-5330.
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.