SMTT recebe lideranças de bairros da parte alta de Maceió

Foram tratados temas sobre o transporte público na região do Eustáquio Gomes e áreas adjacentes

Ascom SMTT 14/09/2022 às 19:24

Representantes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Maceió se reuniram com lideranças de bairros situados na parte alta da Capital. O encontro aconteceu nesta quarta-feira (14), e tratou de pontos tocantes ao transporte público coletivo de passageiros na região do Eustáquio Gomes, Jardim Royal, Maceió I, Jardim Saúde e Grand Jardins.

Foram apresentadas propostas para melhorias no transporte público coletivo de passageiros. Foto: Joyce Juliana / Ascom SMTT
Foram apresentadas propostas para melhorias no transporte público coletivo de passageiros. Foto: Joyce Juliana / Ascom SMTT

"Estamos dentro da primeira semana das mudanças e a vinda dos representantes dos bairros até aqui é justamente para termos o retorno e, assim, estudarmos melhorias para o que foi exposto", pontuou a diretora do Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM), Paula Isanelle.

Entre o que ficou acertado, está o estudo para o aumento do tempo de integração temporal de 90 para 150 minutos (2h30min). Essa definição veio a partir de informações sobre o deslocamento dos usuários no percurso casa/trabalho e trabalho/casa.

Também foi tratada sobre a Lei da Parada Segura, regulamentada pela SMTT, e que possibilita que as passageiras do transporte público urbano possam efetuar o desembarque fora dos pontos de ônibus após as 20 horas. "É preciso que haja respeito por parte dos profissionais. É lei e ela existe para ser obedecida, e seremos firmes na fiscalização de seu cumprimento", destacou Bruno Aragão, assessor técnico de Transportes.

"Fiscalizar é um papel nosso e a contribuição popular é fundamental para termos os resultados positivos. Temos nossos canais de comunicação como o whatsapp do Transporte e o aplicativo NOI cidadão. Por eles, os usuários podem sinalizar qualquer não conformidade não só em relação ao transporte como no trânsito", disse Paula Isanelle.

Lei da Parada Segura também esteve entre os temas da reunião. Foto: Joyce Juliana / Ascom SMTT
Lei da Parada Segura também esteve entre os temas da reunião. Foto: Joyce Juliana / Ascom SMTT

Outro ponto levantado durante a reunião foi sobre os horários praticados na linha 4004 – Benedito Bentes/Eustáquio Gomes. Ficou acordado que os tempos de circulação do veículo serão revistos e um posicionamento sobre uma possível alteração será passada até a próxima segunda-feira (19). Foram acertadas outras ações, como alterações em alguns pontos de ônibus, conforme sugestão passada pelos moradores.

Foi demonstrada ainda a proposta de mudança de itinerário para os ônibus que circulam no Novo Jardim. Duas propostas de percursos para o Maceió I também foram entregues à equipe da SMTT e estas serão analisadas.

Uma nova reunião para avaliar as propostas para a região será marcada para os próximos dias. Foto: Joyce Juliana / Ascom SMTT
Uma nova reunião para avaliar as propostas para a região será marcada para os próximos dias. Foto: Joyce Juliana / Ascom SMTT

Uma nova reunião para avaliar as propostas para a região será marcada para os próximos dias. "Foi um encontro proveitoso. Escutamos boas propostas e vamos analisá-las. Saímos satisfeitos, principalmente pelo entendimento que tivemos junto aos presentes que o pensamento deve sempre beneficiar o todo e não apenas uma região. Maceió é uma cidade importante e está em constante crescimento, o que aumenta o compromisso com todos os que moram aqui e que apenas passam pela cidade", frisou a diretora do SIMM, Paula Isanelle.

"Achei o encontro bastante produtivo. Agora é tentar fazer com que os planos sejam aprovados e avaliar como será a experiência do usuário. Eu e todos aqui estamos a disposição para buscar as soluções", destacou Elvis Muller, morador do Grand Jardins.

DMTT

Departamento Municipal de Transportes e Trânsito

Avenida Durval de Góes Monteiro, 829 - Tabuleiro do Martins
CEP 57061-000 // Telefone: (82) 3312-5330.
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.