SMTT promove manhã de atividades de saúde voltadas para a prevenção de ISTs

Redação 02/12/2021 às 12:00
SMTT promove manhã de atividades de saúde voltadas para a prevenção de ISTs

Ação faz parte da campanha em alusão ao “Dezembro Vermelho”

A sede da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) recebeu, na manhã desta quinta-feira (2), profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para uma ação em alusão ao Dezembro Vermelho, mês de mobilização e intensificação da luta contra a Aids. A atividade foi promovida por uma equipe da Gerência de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) Aids e Hepatites Virais. Foram realizados testes rápidos para detectar doenças como Aids, sífilis e hepatites B e C, além de sensibilização sobre uso de preservativos e a prevenção de infecções. Agentes, fiscais e outros servidores do órgão participaram do momento.

Testagem rápida de servidores. Foto: Joyce Juliana

“Essas campanhas itinerantes ajudam a deixar a informação mais próxima das pessoas. É a oportunidade para que elas possam refletir um pouco sobre a prevenção e o tratamento precoce do HIV”, pontuou Géssyca Melo, coordenadora da Gerência de Prevenção as ISTs.

“Geralmente, nos centros de saúde, esses exames são ofertados em horário comercial. Então, trazer isso pra um local de trabalho facilita o acesso aos testes e a reflexão de assuntos como o ISV que muitas vezes não são debatidos no dia a dia do ambiente de trabalho”, finalizou.

Géssyca Melo, coordenadora da Gerência de Prevenção às ISTs. Foto: Joyce Juliana

O agente de trânsito, Ivan Nogueira, destacou a importância da atividade na sede da SMTT: “Nós, homens, não temos o hábito de cuidar da saúde. Com ações assim, rotineiras, a instituição ajuda a fortalecer essa cultura entre a gente e, assim, de toda a população”.

Ivan Nogueira, agente de Trânsito. Foto: Joyce Juliana

A ação contou ainda com uma palestra tratando da “Saúde do Homem e da Mulher”, ministrada pelo médico Danyel Moraes Alves, presidente da Junta Médica Municipal e médico oficial do Município.

“A partir do momento que a gente divulga os mecanismos de prevenção, trabalhamos uma perspectiva futura de autoavaliação e cuidado. Essa é a maneira mais barata e eficaz de se fazer saúde”, disse.

Palestra da “Saúde do Homem e da Mulher”. Foto: Joyce Juliana

“A ação foi um sucesso! Atingimos um número considerável de pessoas e a mensagem foi enviada, o que a gente pretendia passar foi atingido”, pontuou Luciana Vasconcelos, da Assessoria de Gestão de Pessoas da SMTT. “O grande foco foi a quebra de paradigmas, porque o homem tem muito preconceito com relação as questões de exame de próstata e tudo relacionado à saúde”, destacou. Luciana enfatizou ainda que a intenção é criar um calendário com várias ações e a gente vai incluir todas as demandas.

Luciana Vasconcelos, assessora da AGESP. Foto: Joyce Juliana

Ascom SMTT

SMTT

Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito

Avenida Durval de Góes Monteiro, 829 - Tabuleiro do Martins
CEP 57061-000 // Telefone: (82) 3312-5330.
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.