SMTT inicia alterações no trânsito da Feirinha do Tabuleiro a partir desta quarta-feira (21)

Redação 20/07/2021 às 14:50
SMTT inicia alterações no trânsito da Feirinha do Tabuleiro a partir desta quarta-feira (21)

Ação será realizada com base nas solicitações da população para assegurar maior fluidez ao trânsito e contribuir com a segurança da população e comerciantes

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) inicia, nesta quarta-feira (21), as alterações no trânsito da Feirinha do Tabuleiro do Martins. As intervenções foram definidas com base em relatos de comerciantes, feirantes e cidadãos que frequentam o espaço público. O cronograma está sujeito à alteração devido as chuvas.

Foto: Victor Vercant/Secom Maceió

A ação foi integrada pelas diretorias de Operação de Mobilidade (DIMOB) e de Obras Viárias (DIOVIA), que verificaram as intervenções necessárias para melhorar a fluidez no trânsito e garantir a segurança viária no local.

O superintendente do órgão municipal de trânsito, André Costa, acompanhou as fases de execução do projeto que facilitará o acesso à região.

“Trata-se de um espaço que tem um valor histórico para a nossa capital. Fomos abordados por cidadãos que solicitaram melhorias no trânsito, já que o desrespeito às leis, infelizmente, é algo bem comum por lá, o que dificulta o acesso das pessoas que buscam o local e de quem trabalha”, ressaltou André Costa.

Alterações no fluxo do tráfego de veículos na Feirinha do Tabuleiro têm o objetivo de garantir maior fluidez e segurança aos comerciantes. Foto: Secom Maceió

Novo fluxo

A Avenida Maceió, principal via da Feirinha do Tabuleiro, passará a ter sentido único a partir da praça localizada ao lado da Escola Municipal Pedro Suruagy. O fluxo seguirá até o cruzamento semafórico com a Rua Santa Luzia, onde está localizado o mercadinho Padre Cícero.

Os veículos situados na Rua Santa Luzia poderão acessar a feirinha através da bifurcação do antigo Colégio São Luiz, onde hoje está em funcionamento uma galeria comercial.

Os veículos que trafegam a partir da Escola Municipal Pedro Suruagy, seguirão o sentido único. Aqueles que desejam retornar ao trecho de sentido duplo na Avenida Maceió deverão realizar o contorno pela Rua São Domingos e, depois, realizar a conversão à esquerda na Rua Segunda São José e seguir por trás da da escola.

Modificações no tráfego de veículos na região compreendem também a implantação de um binário. Foto: Secom Maceió

A Rua José Gonzaga de Almeida – paralela à Avenida Maceió -, também sofrerá mudanças servindo, agora, como uma rota de saída da feirinha com sentido único a partir do Posto da Polícia Militar até o cruzamento com a Rua Santa Catarina. Por sua vez, a Rua Santa Catarina, utilizada principalmente como estacionamento de veículos em dias de pico, também terá sentido único no trecho entre o cruzamento com a Rua José Gonzaga de Almeida até a interseção com a Av. Maceió.

As modificações no tráfego de veículos na região compreendem também a implantação de um binário, que é formado por vias paralelas e próximas que possuem sentido único de circulação e que operam em conjunto.

Com isso, as Ruas Santa Luzia (rua dos correios e perpendicular à Av. Durval de Góes Monteiro) e Lagoa Seca (rua da Sucroquímica e também perpendicular à Avenida) deixam de ser sentido duplo até as proximidades do antigo Colégio São Luiz. Os veículos que transitam na Durval de Góes Monteiro sentido Centro que, anteriormente, acessavam a Rua Santa Luzia não poderão fazer a manobra. A orientação é que acessem a Rua Lagoa Seca e sigam por vias adjacentes.

Serão implantadas placas de regulamentação, entre elas: de proibido parar, estacionar, de áreas exclusivas de táxis e de carga e descarga. A SMTT orienta aos condutores que fiquem atentos às sinalizações regulamentares.

Agentes de trânsito estarão presentes na região para orientar os condutores e pedestres sobre as mudanças. Primeiramente, será feita uma ação educativa para que as pessoas se adaptem as alterações, em seguida serão aplicadas as penalidades para quem desrespeitar a sinalização e sentidos de tráfego dos veículos.

Foto: Victor Vercant/Secom Maceió

Ascom SMTT

DMTT

Departamento Municipal de Transportes e Trânsito

Avenida Durval de Góes Monteiro, 829 - Tabuleiro do Martins
CEP 57061-000 // Telefone: (82) 3312-5330.
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.