SMTT incentiva práticas esportivas em escola pública

Iniciativa incentiva o uso da bicicleta, patins e skate e orienta sobre o trânsito seguro

Ascom SMTT 26/10/2022 às 18:52
SMTT incentiva práticas esportivas em escola pública
Atividade foi realizada em escola pública no Trapiche da Barra. Foto: Joyce Juliana/Ascom SMTT

Para levar conscientização e trabalhar a importância dos micro modais, a equipe de educação da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Maceió (SMTT) realizou, nesta quarta-feira (26), uma ação educativa na Escola Estadual Maria Rita Lyra de Almeida, que fica no Trapiche da Barra.

Na ocasião foram abordados os benefícios do deslocamento e do uso da bicicleta, skate e patins, além de dicas de segurança e normas de conduta no trânsito.

A atividade integra o projeto Pedala Alagoas, iniciativa da Associação Alagoana de Ciclismo, em pareceria com a SMTT.

“Eu aprendi a importância do cuidado no trânsito, que precisamos prestar atenção nas vias e na calçada também. Sempre tem um motorista que sobe em calçada. Então, todos os devidos cuidados a gente tem que ter e os motoristas deveriam pensar em nós que somos pedestres. Eu sempre tomo muito cuidado ao atravessar a pista, por conta de vários motoristas que não obedecem às regras de trânsito”, contou Maysa Tavares, estudante do 5º ano do Ensino Fundamental.

Pedro Guilherme também participou da ação e aprendeu sobre a necessidade do respeito à velocidade estabelecida nas vias.

“Você tem que garantir que tá ali na placa. Se você for mais veloz pode causar um acidente muito grave, pessoas podem morrer ou se ferir”.

O estudante completou que levará as dicas também para a família.

“Como meu pai é motorista de aplicativo, eu vou falar pra ele ter muito cuidado na aceleração, respeitar os pedestres e quando parar no sinal amarelo, prestar atenção e não passar muito rápido”, revelou.

Higino Feltri, da Associação Alagoana de Ciclismo reforçou a importância de discutir a educação no trânsito com os estudantes. Foto: Joyce Juliana/Ascom SMTT
Higino Feltri, da Associação Alagoana de Ciclismo reforçou a importância de discutir a educação no trânsito com os estudantes. Foto: Joyce Juliana/Ascom SMTT

Para o coordenador do Pedala Alagoas, Higino Feltri, da Associação Alagoana de Ciclismo, o projeto visa desenvolver práticas saudáveis nas crianças.

“É uma grande oportunidade de reafirmarmos que a educação para o trânsito, mobilidade urbana e o direito de andar em qualquer um dos modais, ou dos micro modais, é fundamental nas cidades e que nós precisamos de mais oportunidades. Quando a gente começa cedo, quando a gente fala, quando a gente educa e quando a gente promove boas práticas, criamos essas oportunidades que são fundamentais para cada um deles”, explicou.

Durante a iniciativa, os estudantes participaram de atividades lúdicas que abordavam as dicas em situações práticas. O intuito foi propiciar que o conhecimento seja adquirido e que eles se tornem multiplicadores da boa conduta.

Agentes de trânsito da SMTT apresentaram o funcionamento das viaturas, os sinais usados e os sons.

“Para a nossa comunidade de alunos, é uma proposta muito legal e as crianças têm um contato com o esporte, com o pedalar. Na escola, nós já trabalhamos a questão da cidadania, dos direitos, dos deveres, e nós sabemos que nossas crianças têm esse direito de poder ter essa parte de fazer o exercício físico de pedalar, de ter esse recurso também. Que entendam que a bicicleta não só serve para ir no mercado, numa padaria, mas para que se exercitem, tenham acesso a essa parte do lazer”, frisou a diretora-adjunta da unidade escolar, Martha Sany.

“Realizar essas atividades, passando para eles esses conteúdos, esses conceitos, esses temas, faz com que desenvolva uma reflexão de cuidado, empatia e gentileza. A gente escutou bastantes experiências desagradáveis. De irmãs e irmãos que empinam moto, que não andam corretamente nas ruas e as crianças saíram com uma consciência bem importante e, certamente, levarão para casa, para os familiares, para os amigos e para todo bairro onde eles têm o convívio. Que se tornem multiplicadores.”, reforçou a assessora de educação no Trânsito da SMTT, Inês Pessoa.

Sobre o Pedala Alagoas

Fomentado pela Lei 11.438/2006, que dispõe sobre incentivos e benefícios para empresas que contribuam com atividades de caráter desportivo, o Pedala Alagoas busca fomentar a prática esportiva do ciclismo para 1.000 alunos da rede pública de ensino no estado de Alagoas, atendendo crianças e adolescentes na faixa etária entre 9 e 17 anos. Maceió é uma das cidades contempladas.

DMTT

Departamento Municipal de Transportes e Trânsito

Avenida Durval de Góes Monteiro, 829 - Tabuleiro do Martins
CEP 57061-000 // Telefone: (82) 3312-5330.
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.