SMTT fiscaliza e reduz em mais de 40% irregularidades no transporte público de Maceió

Dado é de análise do comparativo dos meses de janeiro e fevereiro de 2022 e 2023

Ascom SMTT 20/03/2023 às 12:48
SMTT fiscaliza e reduz em mais de 40% irregularidades no transporte público de Maceió
Fiscalização garante qualidades nos coletivos do transporte público. Foto: Evinho Silva/Ascom SMTT

Para manter a qualidade no transporte público da capital, fiscais de transportes atuam diariamente na inspeção dos ônibus que operam no deslocamento da população maceioense. Além do trabalho desempenhado pelos agentes de fiscalização, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Maceió também adotou outras medidas que proporcionaram redução de 40,6% no número de infrações registradas. Em uma análise do comparativo dos meses de janeiro e fevereiro de 2022 e 2023.

Das 160 infrações contabilizadas pelos fiscais durante os meses de 2022, as cinco principais estão relacionadas aos atrasos de viagens (47); não cumprimento de viagens programadas (23); portas de embarque e desembarque com problemas (14); elevadores com defeitos (11) e bancos em más condições (10).

Já no mesmo período em 2023, além da redução nos números de irregularidades, algumas das principais infrações registradas também mudaram. Entre elas estão: não realizar viagens programadas (34); elevadores com defeitos (18); atrasos de viagens (13); equipamentos relacionados as campainhas como cordas, sinais sonoros ou luminosos (7) e assoalho em más condições (3).

Jorge Francelino utiliza o transporte público para ir às consultas médicas, realizar exames e resolver pendências particulares. Por possuir mobilidade reduzida, ele relata as dificuldades que enfrenta e a importância do bom funcionamento dos ônibus para garantir acessibilidade no deslocamento.

"Eu dependo do transporte público para sair de casa, então é muito importante quando tudo está operando certinho no ônibus, inclusive os elevadores e os botões de parada, pois consigo chegar onde eu preciso. A gentileza do motorista também é fundamental, já que são eles que auxiliam no embarque e desembarque", relatou Jorge.

O órgão também monitora a qualidade ofertada nos ônibus coletivos aos maceioenses, através dos indicadores de qualidade do Plano de Metas.

Por ele, é possível coletar dados de confiabilidade, através dos atributos de cumprimento de viagens e pontualidade das partidas; de segurança, pela vistoria veicular, aplicação de penalidades e manutenção preventiva; e de interação, que conta com a participação direta do usuário, onde é contabilizada a quantidade de reclamações dos usuários, possibilitando um levantamento do que é ou não cumprido pelas empresas.

Os veículos que não são aprovados nas vistorias diárias realizadas pelos agentes, são lacrados e impedidos de transitar, até que os problemas detectados sejam solucionados. A empresa também recebe uma autuação por cada irregularidade encontrada e o acúmulo dessas infrações podem acarretar na extinção do contrato com a concessionária.

"Essa redução é fruto do trabalho desenvolvido nos terminais, nas garagens e nas paradas de ônibus de Maceió, pois sabemos que esses dispositivos impactam diretamente na comodidade da população. Outra melhoria que tem sido fator essencial para essa diminuição nas irregularidades é aquisição dos 20 novos veículos, sendo 12 Geladões", ressaltou o superintendente da SMTT, André Costa.

Além dos serviços listados, o Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM) também realiza vistorias anuais e semestrais nos ônibus para checagem das condições de operação.

DMTT

Departamento Municipal de Transportes e Trânsito

Avenida Durval de Góes Monteiro, 829 - Tabuleiro do Martins
CEP 57061-000 // Telefone: (82) 3312-5330.
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.